As fronteiras do cânone e a centralidade do mal: La literatura nazi en América de Roberto Bolaño
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v1i5p252-264Resumo
O ensaio aborda La literatura nazi en América de Roberto Bolaño a partir de suas conexões com “La vida de los hombres infames” e “Los anormales” de Michel Foucault, e com alguns conceitos de Rüdiger Safranski em torno da ideologia nazista em El Mal o El drama de la libertad, e de Roberto Espósito em torno ao mal em Confines de lo político. Interessa-me pensar as distintas inscrições do nazismo no livro de Bolãno. Proponho que La literatura nazi en América se articula em torno de duas dramáticas: por um lado, a relação conflitiva entre normalização e a fuga/o monstruoso; e por outro lado, os vínculos entre a centralidade do mal e o traçado das fronteiras do cânone da literatura latino-americana que o dicionário realiza, nem tanto colocado para fora deste cânone, mas em seus limites.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Walfrido Dorta Sánchez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).