Conjurando espectros: modos encontrados de relação com a tradição nas poéticas de Silviano Santiago e Ricardo Piglia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v1i5p206-235Resumo
O presente artigo busca analisar os pontos de contato e as divergências nas formas de pensar a relação com a tradição, particularmente estrangeira, mas também nacional, em uma série de ensaios de Silviano Santiago e Ricardo Piglia. Para isso, depois de uma exposição daqueles pontos de contato nas formas de pensar o nacional e a ideia de tradição, abordaremos o que pensamos como o escrever com/contra de Santiago e o escrever com/sem de Piglia, para observar como funcionam esses dois movimentos singulares e como se tensionam em cada um deles o lugar e o tempo, o material e o auditivo, como imagens necessárias para pensar esse encontro e disjunção com o outro. Encontro e disjunção que ambos os escritores propõem como necessários, seja para seu posicionamento no campo literário e intelectual seja para a produção de suas ficções.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).