O partido da incerteza e as células combatentes: tons e políticas do ensaio na crítica latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i27p28-64Palavras-chave:
ensaio, crítica latino-americana, Alberto Giordano, políticas da críticaResumo
Este artigo pretende delimitar algumas tendências do uso e da conceptualização do ensaio na crítica literária latino-americana, mais especificamente na intercessão entre Argentina e Brasil. Por meio da leitura de alguns textos seminais acerca do ensaio como gênero e de outros, latino-americanos, publicados nas últimas duas décadas, argumenta-se pela existência de um “partido da incerteza” que insiste na indeterminação como característica da forma ensaio. Argumentaremos, no entanto, que uma ilimitada potencialidade do ensaio, quando institucionalizada, pode levar a uma perda de potencial político da forma. Buscaremos apontar, portanto, algumas relações possíveis entre ensaio e política que reaparecem mesmo nos discursos que buscam afastar a forma ensaística da disputa política.
Downloads
Referências
Acselrad, Henri. Sinais de fumaça na cidade: uma sociologia da clandestinidade na luta contra a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina; FAPERJ, 2015.
Adorno, Theodor. “O ensaio como forma”. In: Adorno, Theodor. Notas de literature I. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012. 15-46.
Autor. A arte contemporânea e as formas do passado: o Comum e o próprio nas ditaduras do Cone Sul. Tese de doutorado. Instituto de Letras, UFF, Niterói: 2023.
Arn, Jackson. “Reticências demais: contra o ensaio norte-americano contemporâneo”. En: Serrote, 41, 2022.
Barthes, Roland. “Escrever a leitura”. In: Barthes, Roland. O Rumor da Língua. Trad. Mario Laranjeira. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. 26-29.
Casullo, Nicolás. “Entre las débiles estridencias del lenguaje”. In: Giordano, Alberto. Modos del ensayo: de Borges a Piglia. 1ª ed. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2005. 73-78.
Casullo, Nicolás. “Memoria y revolución”. En: Lucha armada en la Argentina: historia, debates, documentos, 2, 6, 2006, 32-42.
Catani, Afrânio Mendes. “La sociologie est un sport de combat”. In: Catani, Afrânio Mendes [et al.] (org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. 345-346.
Charbel, Felipe. “O ensaísta aposentado”. Comunicação. In: A partilha da incerteza: ensaio e poesia. PUC-Rio. Rio de Janeiro, jun. 2023.
Chejfec, Sergio. “La dispersión: sobre la literatura del futuro como contigüidad”. In: Chejfec, Sergio. El punto vacilante: literatura, ideas y mundo privado. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2005. 27-33.
Derrida, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Trad. Marileide Dias Esqueda. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
Esposito, Roberto. Communitas: Origen y destino de la comunidad. Trad. Carlo Rodolfo Molinari Marotto. 1ª ed. Buenos Aires: Amorrortu, 2003.
Gerbaudo, Analía. “Intervenciones olvidadas: Beatriz Sarlo en la universidad argentina de la postdictadura (1984-1986). In: Perífrasis, 1, 1, 2010, 49-64. Disponível em: <http://ref.scielo.org/jwb57w>. Acesso em 12 jul. 2023.
Giordano, Alberto. “Del ensayo”. In: Giordano, Alberto. Modos del ensayo: de Borges a Piglia. 1ª ed. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2005a. 223-248.
Giordano, Alberto. “La crítica de la crítica y el recurso al ensayo”. In: Giordano, Alberto. Modos del ensayo: de Borges a Piglia. 1ª ed. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2005b. 249-260.
Giordano, Alberto. “Prólogo: El discurso sobre el ensayo”. In: Giordano, Alberto (ed.). El discurso sobre el ensayo en la cultura argentina desde los 80. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Santiago Arcos editor, 2015, 5-29.
Giordano, Alberto. “Un intento frustrado de escribir sobre David Viñas”. In: Giordano, Alberto. Modos del ensayo: de Borges a Piglia. 1ª ed. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2005c. 197-208.
González, Horacio. “Elogio del ensayo”. In: Giordano, Alberto. Modos del ensayo: de Borges a Piglia. 1ª ed. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2005. 85-90.
Hardt, Michael; Negri, Antonio. Bem-estar Comum. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Editora Record, 2016.
La Sociologie est un sport de combat (A Sociologia é um esporte de combate). Direção e roteiro: Pierre Carles, Paris, França: CP Productions et VF Films, 2001 (146 min).
Magalhães, Danielle. “Conversa evânica: por uma outra genealogia do ensaio”. Comunicação. In: A partilha da incerteza: ensaio e poesia. PUC-Rio. Rio de Janeiro, jun. 2023.
Nancy, Jean-Luc. A Comunidade Inoperada. Trad. Soraya Guimarães Hoepfner. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
Natali, Marcos. “Além da Literatura”. In: Natali, Marcos. A literatura em questão: sobre a responsabilidade da instituição literária. Campinas: Editora da Unicamp, 2020a. 19-54.
Natali, Marcos. “O Sacrifício da Literatura”. In: Natali, Marcos. A literatura em questão: sobre a responsabilidade da instituição literária. Campinas: Editora da Unicamp, 2020b. 91-120.
Natali, Marcos. “Uma segunda esméria: do amor à literatura (e ao escravizado)”. In: Natali, Marcos. A literatura em questão: sobre a responsabilidade da instituição literária. Campinas: Editora da Unicamp, 2020c. 121-146.
Nunes, Rodrigo. “Notes towards a rethinking of the militant”. In: Brincat, Shannon (ed.), Communism in the 21st century. Vol. 3: the future of communism. Social movements, economic crises, and the re-imagination of communism. Santa Barbara, California: Praeger, 2014. 163-187.
Olmos, Ana Cecilia. Escritas descentradas. O ensaio dos escritores na América Latina (1970-2010). Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2019.
Panesi, Jorge. “Escenas institucionales. Sobre Modos del ensayo de Alberto Giordano”. In. Panesi, Jorge. La seducción de los relatos. Crítica literária y política en la Argentina. 1ªed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora, 2018. 283-294.
Pereira, Antonio Marcos. “Eu queria ser um crítico rosarino”. In: Charbel, Felipe; Magri, Ieda; Gutiérrez, Rafael (orgs.). Experimento aberto: invenções no ensaio e na crítica. Belo Horizonte: Relicário, 2021. 37-50.
Pires, Carol. Comigo não. Beatriz Sarlo, a voz do contra na Argentina. Piauí, São Paulo, nº 63, dez., 2011. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/comigo-nao/> . Acesso em 13/01/2022.
Richard, Nelly. “Huellas de la violencia, retorica del consenso y dislocaciones subjetivas”. In: Richard, Nelly. Zona de Tumulto: memoria, arte y feminismo. Textos reunidos de Nelly Richard: 1986-2020. 1ª ed. Buenos Aires: CLACSO, 2021 [1998]. 27-41.
Sarlo, Beatriz. “Del outro lado del horizonte”. In: Giordano, Alberto (ed.). El discurso sobre el ensayo en la cultura argentina desde los 80. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Santiago Arcos editor, 2015a, 133-153.
Sarlo, Beatriz. “La crítica: entre la literatura y el público”. In: Giordano, Alberto (ed.). El discurso sobre el ensayo en la cultura argentina desde los 80. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Santiago Arcos editor, 2015b, 43-58.
Sarlo, Beatriz. Tozuda modernidad. Entrevista a Beatriz Sarlo. Mercader, Sofía; García, Diego. In: Artepolitica, Buenos Aires, 26 jul. 2012.
Sebrian, Raphael Nunes Nicoletti. Una revista da ditadura à democracia: cultura e política em Punto de Vista (1978-2008). Tese de doutorado. FFLCH, USP, São Paulo: 2016.
Selci, Damián. La organización permanente. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial las Cuarenta; El río sin orillas, 2020.
Tresoldi, Maria Caroline Mermerolli. Crítica cultural como “esporte de combate”: notas sobre o ensaísmo de Roberto Schwarz e de Beatriz Sarlo. Tese de doutorado. IFCH, Unicamp, Campinas: 2019.
Vidal, Paloma. Depois de tudo: trajetórias na literatura latino-americana contemporânea. Tese de doutorado. Instituto de Letras, PUC-Rio, Rio de Janeiro: 2006.
Viñas, David. Después de Cortázar: historia y privatización. En: Cuadernos Hispanoamericanos, 234, jun. 1969, 734-738.
Ximenes, Vinícius. Ler na extração, ler a extração. Estudos com Josefina Ludmer (Argentina-Brasil, 1966-2016) [ou: Pedagogias de leitura, poesia e impasses na América Latina]. Tese de doutorado. Instituto de Letras, UFF, Niterói: 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel Fernandes de Miranda
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001