La invención y la herencia. Notas liminares para una universidad abierta
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i16p66-85Palavras-chave:
Universidad, Autonomía, ReformResumo
El presente trabajo revisa los conceptos fundamentales de la
universidad reformista latinoamericana (pública, autónoma, nacional,
internacional, popular, universalista...), que hoy se encuentra bajo
amenaza de ser vulnerada en su núcleo más íntimo por el “discurso
competente” y la mercantilización que impone el neoliberalismo
académico en curso. Frente a él, mantener abierta la cuestión
democrática en la Universidad convoca a una reinvención y a una
resignificación del contenido emancipatorio que hereda de su mejor
tradición.
Downloads
Referências
Kant, Immanuel. La contienda entre las facultades de Filosofía y Teología. Madrid: Debate, 1992.
Sousa Santos, Boa ventura. La universidad en el siglo XXI. Para una reforma democrática y emancipadora de la Universidad. Miño y Dávila: Buenos Aires, 2005.
Rinesi, Eduardo. ¿Cuáles son las posibilidades reales de producir una interacción transformadora entre Universidad y Sociedad?”. Buenos Aires: IEC – Conadu, 2012.
Thayer, Willy. “Universidad: saber crítico, producción, actualidad”. In: Naisthat, Francisco, García Raggio, Ana María, y Villavicencio, Susana. (comp.).Filosofías de la Universidad y conflicto de racionalidades. Buenos Aires: Colihue, 2001, 49-56.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Diego Tatian

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).