Literatura e História- Camilo José Cela e a narrativa espanhola do pós-guerra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i16p218-239Palavras-chave:
Guerra civil, Tremendismo, GrotescoResumo
Camilo José Cela é considerado um dos escritores renovadores da literatura espanhola do século XX. Sua obra inova e experimenta formas e conteúdos enfatizando imagens grotescas e violentas que representam bem o contexto da Guerra Civil espanhola e suas consequências para a população. Tendo um complexo posicionamento entre a aceitação e a oposição ao governo ditatorial franquista, sua escrita se caracteriza por um realismo brutal que, literariamente, adquire o termo de “tremendismo”. O conjunto de sua obra levou-o a ganhar o Premio Nobel de literatura, tendo destaque as obras La familia de Pascual Duarte e La Colmena. Assim, este estudo procura engendrar, sucintamente, uma discussão acerca desses textos de Cela tendo em conta o esfacelamento do ser humano diante do conturbado contexto social, aspectos que vários escritores se sentiram no compromisso de demonstrar através da arte.
Downloads
Referências
ARMENTEROS, Juan C. Gay. La España del siglo XX. Madrid: Edi.6, 1986.
CASAS, Manuel. Introduccion y notas. In: CELA, Camilo Jose. La familia de Pascual Duarte. Librairie Générale Française, 1991.
CELA, Camilo José. A Colmeia. (Introdução e notas de Darío Villanueva) (Trad. Mário Pontes) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
CELA, Camilo José. La familia de Pascual Duarte. Madrid: Cátedra, 2000.
CELA, Camilo José. La Colmena. Acessado em http://www.librodot.com. S. d. Acesso em 31 de outurbo de 2014 às 17h.
CELA, Camilo José. Obra completa. Buenos Aires: Editorial Ciordia, 1962.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX- 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LÁZARO, Fernando e TUSON, Vicente. Literatura española 2. Salamanca: Anaya, 1995.
TORRI, Julio. La literatura española. México: Fondo de Cultura económica, 1999.
VILLANUEVA, Darío. (Introd. e notas) In: CELA, Camilo José. A Colmeia. (Introdução e notas de Darío Villanueva) (Trad. Mário Pontes). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Edwirgens Aparecida ribeiro lopes de almeida, Alessandro de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).