Construção e enfrentamentos da tradição das serenatas e serestas em Conservatória
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p184-200Palavras-chave:
Serenatas, Serestas, Tradição, Memória, PatrimônioResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas configurações das manifestações das serenatas e serestas que se realizam em Conservatória, um pequeno distrito que tem o registro dessas manifestações desde o século XIX. Contudo, começou a ser alvo de interesse em registro como patrimônio cultural imaterial agora no século XXI. O ponto de abordagem foi o desenvolvimento dessa manifestação ao longo do tempo, as construções que foram realizadas em torno de conceitos como memória e tradição. E, como um grupo de seresteiros foi alicerçando um movimento que procura preservar essas tradições. Dentro do contexto, alguns conflitos e disputas, processos de silenciamento e apagamento de elementos constituintes do processo de construção dessa tradição. Apresenta ainda o interesse em fazer a patrimonialização da manifestação da serenata, bem como as relações de interação com o turismo e outras manifestações locais.
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Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.