Delimitação de habitats em campos rupestres na Chapada Diamantina, Bahia: substratos, composição florística e aspectos estruturais.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9052.v23i1p85-111Palabras clave:
vegetation, habitat, rocky, outcrop, Chapada Diamantina, BrazilResumen
Apesar da variedade dos habitats ser um dos principais componentes relacionados á diversidade de espécies, há carência de estudos quantitativos de habitats em campo rupestre. Este estudo da vegetação em afloramentos rochosos no Morro da Mãe Inácia e na Fumaça (Chapada Diamantina, Bahia) visa delimitar e descrever habitats, bem como detectar padrões espaciais. Três habitats foram estipulados de forma arbitrária, basicamente segundo características da superfície rochosa e limites da vegetação: afloramento, entremeio e vala. Eles foram amostrados por unidades de 10x 10m divididas em subunidades de 2x2m, a partir das quais os percentuais de coberturas das espécies foram estimados. Vala e o habitat mais raro, sendo amostrado apenas nas unidades estratificadas. A concentração de matéria orgânica no afloramento é maior do que a no entremeio, sendo indistinta da vala. Espécies camefíticas de Velloziaceae tolerantes á dessecação predominam no afloramento, enquanto no entremeio há predomínio de espécies hemicriptofíticas de Poaceae. Na vala, as famílias possuem áreas mais equilibradas em relação aos demais habitats, prevalecendo espécies fanerofíticas de eudicotiledôneas. Análises multivariadas revelam grande importância dos locais e habitats na estrutura das comunidades. A contigüidade entre os diferentes tipos de habitats gera maior heterogeneidade de estratos e de formas de vida em área restrita, suportando mais espécies. Todos os padrões possíveis de ocupação dos diferentes habitats na Mãe Inácia e na Fumaça são observados, o que demonstra setorizações na ocupação do espaço e na disponibilidade dos recursos os ambientais.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2005-06-03
Número
Sección
Artigos
Licencia
O uso dos textos e figuras já publicados na revista podem ser reutilizados pelo(s) autor(es) após solicitação ao Editor. É permitida a realização de fotocópias de artigos para fins de pesquisa e estudo. Todos os trabalhos já publicados ficam disponíveis na formato de pdfs no sítio http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/periodicos.
Cómo citar
CONCEIÇÃO, A.A.; PIRANI, J.R. Delimitação de habitats em campos rupestres na Chapada Diamantina, Bahia: substratos, composição florística e aspectos estruturais. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 1, p. 85–111, 2005. DOI: 10.11606/issn.2316-9052.v23i1p85-111. Disponível em: https://journals.usp.br/bolbot/article/view/58325.. Acesso em: 21 nov. 2024.