O ensino da "extensão rural" nos cursos superiores de medicina veterinária no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/S1413-95962011000300009Palavras-chave:
Extensão rural, Difusão de tecnologia, Ensino, Grade curricularResumo
Esta pesquisa investigou como os Cursos Superiores de Medicina Veterinária no Brasil (CSMV) estão oferecendo conhecimentos relacionados à "Extensão Rural". Foram aplicados questionários aos 149 cursos de Medicina Veterinária em funcionamento. Deste universo, obteve-se uma amostra de 57 entrevistados que responderam à pesquisa (38,3%). Em que pesem as mudanças curriculares após o Parecer 105/2002, a disciplina ainda é oferecida na maioria (97%) dos cursos, evidenciando o reconhecimento de sua importância na formação dos alunos de graduação. Três aspectos observados merecem reflexão: a heterogeneidade na carga horária da disciplina, variando de 30 a 90 horas/semestre; certa heterogeneidade da inserção (semestre/período) na grade, podendo constar desde o segundo até o último período; e a ampla gama de temas que constam nos programas. Sugere-se que os programas da disciplina de Extensão Rural, a serem oferecidos nos CSMV, procurem inserir três pontos que se entende serem importantes, mas nem sempre abordados: i) a "extensão rural" com seus múltiplos enfoques (serviço público para o desenvolvimento holístico das famílias rurais, assistência técnica propriamente dita, difusão de tecnologia, prática pedagógica, processo de comunicação etc.); ii) temas relacionados diretamente à atuação do médico veterinário (tais como a relação da extensão com a sanidade animal e humana, a defesa agropecuária etc.); e iii) temas emergentes relacionados a áreas multidisciplinares, especialmente a sustentabilidade, o meio ambiente e o bem-estar animal.Downloads
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Publicado
2011-06-01
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Seção
NÃO DEFINIDA
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Como Citar
1.
Alves TC, Gameiro AH. O ensino da "extensão rural" nos cursos superiores de medicina veterinária no Brasil. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 1º de junho de 2011 [citado 10º de junho de 2024];48(3):239-4. Disponível em: https://journals.usp.br/bjvras/article/view/34388