Stakeholder analysis in the portuguese artificial reef context: winners and losers

Autores

  • Jorge Ramos Instituto Nacional de Recursos Biológicos
  • Miguel N. Santos Instituto Nacional de Recursos Biológicos
  • David Whitmarsh University of Portsmouth; Portsmouth Business School; Centre for the Economics and Management of Aquatic Resources
  • Carlos Costa Monteiro Instituto Nacional de Recursos Biológicos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1679-87592011000500015

Palavras-chave:

Análise de grupos de intervenientes, Impacto do projeto, Recifes artificiais, Algarve (Portugal)

Resumo

Nesta análise de intervenientes relativa ao programa de recifes artificiais (RAs) localizado na costa do Algarve (Sul de Portugal continental) foram identificados 21 grupos de atores distintos. Os intervenientes foram classificados em 3 grupos: primários, secundários e externos. Verificou-se que o interesse dos intervenientes face às estruturas recifais (interação) pode ser do tipo privado, público ou cooperativo. Na análise foram identificados os impactos do projeto sobre os intervenientes e o poder destes para influenciar os resultados do programa recifal. Foram definidas quais as interações e possíveis atitudes e comportamento dos intervenientes em relação aos RAs. Finalmente, todos os grupos de intervenientes foram classificados de acordo com o grau de envolvimento esperado ao longo das diferentes fases do programa recifal. O propósito desta análise de intervenientes foi identificar ganhadores e perdedores relacionados com a criação dos recifes artificiais. Verificou-se que a maioria dos grupos de intervenientes pode ser afetado positivamente, mas existem quatro grupos supostamente afetados negativamente. Contudo, acredita-se que estes últimos não constituem um risco sério ao desenvolvimento do programa recifal no decurso do seu tempo de vida.

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Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Stakeholder analysis in the portuguese artificial reef context: winners and losers. (2011). Brazilian Journal of Oceanography, 59(spe1), 133-143. https://doi.org/10.1590/S1679-87592011000500015