A Etnografia Performativa como metodologia de pesquisa em Artes Cênicas

Autores

  • Luciana Hartmann Universidade de Brasília
  • Ana Carolina de Sousa Castro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i1p70-88

Palavras-chave:

Etnografia Performativa, Pesquisa em Artes, Metodologias

Resumo

Este artigo apresenta um delineamento histórico e conceitual da Etnografia Performativa como abordagem metodológica que propõe, no cruzamento da etnografia com a performance, formas de engajamento ético e estético específicos para a realização de pesquisa em artes cênicas. Partindo de um estado da arte das pesquisas sobre o tema, no Brasil e no exterior, o artigo perpassa abordagens como o “surrealismo etnográfico” e o “etnoteatro” para fundamentar essa proposta, que prevê uma radicalização da clássica observação participante, por meio da partilha de práticas artístico-pedagógicas (performativas) que são, concomitantemente, processo e produto, criação e reflexão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Hartmann, Universidade de Brasília

    Professora titular do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). Antropóloga, atua na interface entre a antropologia da performance e a pedagogia das artes cênicas. Coordena a Rede Internacional de Pesquisa Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação. Pesquisadora PQ-Cnpq – nível 2.

  • Ana Carolina de Sousa Castro, Universidade de Brasília

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade de Brasília (PPGCEN-UnB), com pesquisa sobre o Teatro do Oprimido no ensino do teatro para crianças e jovens migrantes. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Referências

ALEXANDER, Bryant Keith. Etnografía performativa: La representación y la incitación de la cultura. In: DENZIN, K. Norman; LINCOLN, Yvonna S. (Coord.) Manual SAGE de investigación cualitativa. Barcelona: Editorial Gedisa S.A, v. III, 2013.

AVIZ, Roselete Fagundes de; HARTMANN, Luciana. Pedagogia Quilombola: um estudo sobre a produção partilhada de narrativas entre crianças e idosos em um quilombo no Sul do Brasil. Revista da FUNDARTE, Montenegro, Ano 24, n. 60, p. 1-21, 2024.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

CESARINO, Letícia. Colonialidade Interna, Cultura e Mestiçagem: repensando o conceito de colonialismo interno na antropologia contemporânea. ILHA Revista de Antropologia, Florianópolis, 19, n. 2, p. 73-105, 2017.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2020.

CONQUERGOOD, Dwight. Cultural Struggles: Perfomance, Ethnography, Praxis. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2013.

DAWSEY, John; MULLER, Regina; HIKIJI, Rose; MONTEIRO, Mariana (orgs.). Antropologia e performance – ensaios NAPEDRA. São Paulo: Terceiro Nome, 2013.

DENZIN, Norman K. Performance Ethnography: critical pedagogy and the politics of culture. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2003.

DENZIN, Norman K. Lincoln, Yvonna S. The Sage Handbook of Qualitative Research. 3a ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2005.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. The Sage Handbook of Qualitative Research. 4a. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2011.

DENZIN, Norman. K; LICOLN, Yvona. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FALKEMBACH, Maria. Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.34, p. 129-143, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 37ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

HAMERA, Judith. Performance Ethnography. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (editors) The Sage Handbook of Qualitative Research. 5a ed. Los Angeles, Lindin, New Delhi, Singapore, Washigton DC, Melbourne: SAGE Publications, 2018.

HARTMANN, Luciana. Eles brincam de guerra mundial: protagonismo infantil em narrativas de crianças imigrantes. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 3, p. 923-942, 2018.

HARTMANN, Luciana. Onça, veado, Maria: literatura infantil e performance em uma pesquisa sobre diversidade cultural em sala de aula. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 67, p. 71-86, 2018.

HARTMANN, Luciana. Crianças contadoras de histórias. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021.

HARTMANN, Luciana ; LANGDON, Esther Jean. Tem um corpo nessa alma: encruzilhadas da antropologia da performance no Brasil. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 91, p. 1-312020.

HARTMANN, Luciana; SOUSA, Jonielson Ribeiro de; CASTRO, Ana Carolina de Sousa. Luta pela terra, performance e protagonismo infantil no I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha (Brasília – 2018). Tomo, Aracajú, v. 37, p. 253–286, 2020.

HASEMAN, Brad. Manifesto pela pesquisa performativa. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, São Paulo, 3, n. 1, 2015.

LIGIERO, Zéca (org.). Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad, 2012.

MARTINS, Leda Maria. Performance do Tempo Espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MARTINS, L. M. Afrografias da Memória. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.PINEAU, Elyse Lamm. Pedagogia crítico-performativa: encarnando a política da educação libertadora. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e Educação: (des) territorializações pedagógicas. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 37-58.

RAPOSO, P. et al. (orgs.). A Terra do não-lugar: diálogos entre antropologia e performance. Florianópolis: EDUFSC, 2013.

SALDAÑA, Johnny. Ethnotheatre: research from page to stage. Walnut Creek: Left Coast Press, 2011.

SALGADO, Ricardo Seiça. Etnoteatro como performance da etnografia: estudo de caso num grupo de teatro universitário português. Cadernos de Arte e Antropologia, v.2, n. 1, p. 31-52, 2013,.

SOUZA, Jonielson Ribeiro. Corpos e Gritos de Desencurralamento: Performances como expressão das territorialidades geraizeiras. Tese (doutorado), Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2023.

TURNER, Victor ; TURNER, Edie. Performing Ethnography. In: TURNER, Victor The antropology of performance. New York: PAJ Publications, 1988.

VARGAS, Maricelly Gómez; HIGUITA, Catalina Galeano; MUÑOZ, Dumar Andrey Jaramillo. El estado del arte: una metodología de investigación. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, v. 6, n. 2, p. 423-442, 2015.

VARGAS, Vagner de Souza; BUSSOLETTI, Denise Marcos. Surrealismo Etnográfico: Base epistemológica para a pesquisa em artes cênicas. Boitatá, v. 10, n. 20, p. 301-316, 2015.

VARGAS, Vagner de Souza. Dramaturgia da corporeidade: a pedagogia do evento teatral. 2018. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018.

VARGAS, Vagner de Souza. Surrealismo etnográfico, etnocenologia e cartografia em artes performativas: aproximações e distinções metodológicas. Visualidades, v. 19, p. 1-27, 2021.

VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. Mundos de vida em performances narrativas de crianças pequenas de escolas da infância do Distrito Federal. Tese (doutorado) Universidade de Brasília. Brasília, 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Como Citar

Hartmann, L., & Castro, A. C. de S. (2024). A Etnografia Performativa como metodologia de pesquisa em Artes Cênicas. Revista Aspas, 14(1), 70-88. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i1p70-88