Notas sobre notas: diálogos entre dois diários de bordo como caminho de pesquisa sobre processos criativos

Autores

  • Marcos Coletta Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i1p131-144

Palavras-chave:

Processos criativos, Diário de pesquisa, Desmontagem, Prática como pesquisa

Resumo

O autor reflete sobre a potencial relevância dos cadernos de anotações ou diários de bordo tanto em processos criativos quanto em pesquisas acadêmicas sobre tais processos, considerando-os como materiais dialógicos e complementares, e como recurso metodológico para um estudo analítico e comparativo de diferentes fases de uma mesma pesquisa. Para investigar o conteúdo de um diário de bordo escrito em 2016, no contexto de um processo criativo teatral, o autor cria um novo diário para estabelecer diálogos com aquele e desenvolve “notas sobre notas”. Tal prática metodológica evidencia que, em pesquisas sobre processos criativos, os diários de bordo podem ser, além de um suporte metodológico, um material criativo que alimenta a pesquisa acadêmica tratada também como obra em processo.

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Biografia do Autor

  • Marcos Coletta, Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum

    Ator, dramaturgo e pesquisador em teatro. Doutor em Artes da Cena pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-Artes/EBA/UFMG). Cofundador do Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum (BH/MG).

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

Coletta, M. (2024). Notas sobre notas: diálogos entre dois diários de bordo como caminho de pesquisa sobre processos criativos. Revista Aspas, 14(1), 131-144. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i1p131-144