Ateliê de Teatro Circulando in zinc anniversary

Authors

  • Adriana Bonfatti Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • Joana Ribeiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • Aline Vargas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • Airton Assunção Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • Lorena Lima Sem registro de afiliação
  • Paulo Motta Martins Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • Sarah Sanfins Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i1p73-85

Keywords:

Autisms, Listening, Performing arts, Racialization

Abstract

This paper presents the “Oficina de Teatro Circulando: a theater atelier for youth with mental disorders,” an extension project that takes place at Escola de Teatro, Federal University of the State of Rio de Janeiro. The study focuses on the desires and challenges surrounding the workshop, such as continuity of work during the COVID-19 pandemic, the execution of project events and the initial discussions regarding racial issues within the project. Moreover, this article reaffirms the importance of neurodivergent individuals occupying their rightful spaces, starring in their stories and putting their voices and bodies out into the world.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Adriana Bonfatti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

    Docente vinculada ao Departamento de Interpretação Teatral do Bacharelado em Atuação Cênica da Escola de Teatro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Doutora em Artes Cênicas pela Unirio. Coordenadora do Laboratório Artes do Movimento. Vice-coordenadora do Projeto de extensão “Oficina de Teatro Circulando – Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais”, afetivamente conhecido como “Projeto Circulando”.

  • Joana Ribeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

    Professora Adjunta da Escola de Teatro, Unirio. Integra o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Coordenadora do Laboratório Artes do Movimento e do Projeto de extensão “Oficina de Teatro Circulando: Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais”. Tem pós-doutorado pela Universidade Paris 8, com a qual desenvolve Acordo de Mútua Cooperação.

  • Aline Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

    Doutoranda em Artes Cênicas na Unirio. Pedagogia Teatral. Orientadora: Rosyane Trotta. Pesquisadora bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Artista da cena, educadora e compositora. Responsável pela edição final do presente artigo.

  • Airton Assunção, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

    Graduando em Atuação Cênica na Unirio. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibex/Unirio). Ator.

  • Lorena Lima, Sem registro de afiliação

    Graduada em Licenciatura em Teatro pela Unirio.

  • Paulo Motta Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

    Graduando em Licenciatura em Teatro na Unirio. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Cultura (Pibcul). Ator, diretor e professor de teatro.

  • Sarah Sanfins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

    Graduanda em Licenciatura em Teatro na Unirio. Bolsista do Pibcul. Fotógrafa, videomaker, atriz e professora de teatro.

References

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

VARGAS, Aline; GUIMARAENS, Caito. Teatro com autistas: experiência no Ateliê de Teatro do Projeto Circulando. In: FREIRE, na Beatriz; MALCHER, Fabio (org.). Circulando: jovens e suas invenções no autismo e na psicose. Rio de Janeiro: Subversos, 2014.

Published

2022-06-30

How to Cite

Ateliê de Teatro Circulando in zinc anniversary. (2022). Revista Aspas, 12(1), 73-85. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i1p73-85