O tráfego nas fotografias

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DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.207005

Mots-clés :

fotografia, cultura visual, Allan Sekula, fotografia como linguagem universal, crítica

Résumé

Escrito na fase inicial da carreira do artista e pesquisador estadunidense Allan Sekula, O tráfego nas fotografias (1981) é um ensaio que investiga e problematiza a noção de linguagem universal atribuída à fotografia. Segundo uma abordagem materialista-histórica, o autor analisa a função política desempenhada pelos discur- sos estéticos e científicos atrelados ao meio fotográfico, dentro dos quais a noção de universalidade cumpre uma função de dominação cultural e econômica que tem como fundamentos ideológicos a família nuclear patriarcal, a lógica de consumo capitalista e o imperialismo.

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Biographies de l'auteur

  • Allan Sekula, Sem Registro de Afiliação

    Allan Sekula foi um artista, escritor, cineasta e teórico da fotografia estadunidense. Sua obra trata das relações materiais implícitas ao capitalismo e à cultura visual fotográfica. Dentre seus trabalhos, destacam-se o livro Fish Story, em que Sekula investiga imagética e textualmente a geografia da indústria marítima globalizada e suas consequências políticas e sociais, bem como o volume Photography Against the Grain 1973–1983, que reúne a produção artística e teórica do início de sua carreira.

  • Andre Leite Coelho, Universidade de São Paulo

    André Leite Coelho é artista e pesquisador. Investiga as histórias do dispositivo fotográfico e suas relações com o complexo internético, bem como os fundamentos materiais dessas tecnologias: o extrativismo mineral, as infraestruturas que embasam a cultura visual contemporânea, dentre outras realidades vinculadas à imagem fotográfica e digital.

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Publiée

2024-07-22

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Comment citer

Sekula, A. (2024). O tráfego nas fotografias (A. L. . Coelho , Trad.). ARS (São Paulo), 22, e-207005. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.207005