Mediação cultural como pesquisa e documentação em museus de arte: relatos a partir do Programa Educativa do Museu Nacional em Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672025v33e11

Palavras-chave:

Mediação cultural, Educação em museus, Museus de arte

Resumo

Argumentamos neste artigo que a educação constitui uma instância que realiza pesquisas no museu. Elaboramos para isso um relato sobre episódios efêmeros e outro sobre práticas rituais. Ambos refletem uma interpelação dos “lugares” pelos “ambientes de memória” que redistribui as instâncias de produção de conhecimento no museu. Tal exercício se baseia numa concepção e prática de mediação cultural específicas, que envolvem uma compreensão pragmatista do conhecimento, aberta a epistemes corporais.

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Biografia do Autor

  • Cayo Honorato, Universidade de Brasília

    Professor do Departamento de Artes Visuais e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB), do qual é atualmente coordenador. Pesquisa a atuação dos públicos e a mediação cultural, no âmbito das relações entre as artes visuais e a educação. Doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em educação e bacharel em artes visuais pela UFG. Atuou como consultor e formador no Programa Educativa Museu Nacional, em Brasília. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. E-mail: cayohonorato@unb.br.

  • Viviane Pinto, Museu Nacional

    Educadora e gestora cultural com pesquisa e atuação em mediação cultural, políticas públicas, gestão e produção cultural. É mestre em estudos culturais e especialista em gestão cultural pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação em administração pública pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Fundadora da Simpoiese, organização que trabalha com a idealização e o desenvolvimento de projetos socioculturais e programas educativos em arte e cultura. Idealizadora e coordenadora pedagógica do Programa Educativa Museu Nacional, em Brasília. E-mail: vivianecrispinto@gmail.com.

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Publicado

2025-04-11

Edição

Seção

Museus

Como Citar

HONORATO, Cayo; PINTO, Viviane. Mediação cultural como pesquisa e documentação em museus de arte: relatos a partir do Programa Educativa do Museu Nacional em Brasília. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 33, p. 1–19, 2025. DOI: 10.11606/1982-02672025v33e11. Disponível em: https://journals.usp.br/anaismp/article/view/230262.. Acesso em: 28 abr. 2025.