O público potencial do Museu da Vida Fiocruz: práticas culturais e hábitos de lazer na sua zona de influência
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02672025v33e8Palavras-chave:
Estudos de público, Público potencial, Não visitantes, Museus de ciência, Divulgação científicaResumo
Este estudo teve como objetivo conhecer o público potencial do Museu da Vida Fiocruz, suas práticas culturais, hábitos de lazer e interesse em ciência e tecnologia. A metodologia empregada foi quantitativa e consistiu na análise de questionários autoaplicados em uma amostra estratificada, previamente definida e recrutada aleatoriamente na sua zona de influência. Os resultados revelaram que o público potencial do Museu da Vida Fiocruz aqui definido como aquele que está na sua zona de influência, mas nunca o visitou, possui majoritariamente um nível de escolaridade até o ensino médio, renda familiar de até três salários-mínimos e um interesse moderado em temas de ciência e tecnologia. Apresenta um baixo consumo cultural, sendo que os museus e bibliotecas não são valorizados como opção de lazer. Seus hábitos envolvem, em geral, atividades de lazer casual que não implicam custos adicionais ao seu orçamento, como atividades desenvolvidas no ambiente doméstico. A renovação da imagem do museu – de uma instituição educativa, hierarquizada e elitista para a de uma instituição com ofertas diversificadas, capaz de atender aos principais valores associados à busca do lazer – pode auxiliar no processo de atração dessas pessoas. Isso, entretanto, precisa estar aliado a uma política eficaz de divulgação e de comunicação com os públicos: visitantes e não visitantes.
Downloads
Referências
Livros, artigos e teses
ANTUNES, Ricardo. The new service proletariat. Monthly Review-An Independent Socialist Magazine, New York, v. 69, n. 11, p. 1-7, 2018.
ARCHER, Louise; DAWSON, Emily; DEWITT, Jennifer; SEAKINS, Amy; WONG, Billy. “Science capital”: a conceptual, methodological, and empirical argument for extending Bourdieusian notions of capital beyond the arts. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 52, n. 7, p. 922-948, 2015.
BATISTA, Alessandro Machado Franco; OLIVEIRA, Denyse Amorim de; SILVA, Priscilla Abrantes da; OLIVEIRA, Renata. Quando o museu vai à favela e a favela vai ao museu: ações territorializadas do Museu da Vida. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021. Disponível em: https://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/publicacoes/livros/1852-tcc-69. Acesso em: 9 mar. 2025.
BEVILAQUA, Diego Vaz et. al. Museu da Vida Fiocruz e seus públicos: reflexões sobre a zona de influência e o papel social de um museu de ciência. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/96801. Acesso em: 9 mar. 2025.
BOURDIEU, Pierre. Les trois états du capital culturel. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, v. 30, p. 3-6, 1979.
CABRAL, Eliza Cunha; GUIMARÃES, Vanessa Fernandes. O Público Potencial Escolar do Museu da Vida Fiocruz: um estudo exploratório em escolas da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, p. e20050, 2020. DOI: 10.1590/1516-731320200050.
CAZELLI, Sibele. Ciência, cultura, museus, jovens e escolas: quais as relações? 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. DOI: 10.17771/PUCRio.acad.7122.
CAZELLI, Sibele; COIMBRA, Carlos Alberto Quadros. Pesquisas educacionais em museus: desafios colocados por diferentes audiências. In: WORKSHOP INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MUSEUS, 1., 2012, São Paulo. Anais […]. São Paulo, USP, 2012. Disponível em: https://bit.ly/CazelliCoimbra. Acesso em: 9 mar. 2025.
CAZELLI, Sibele; COIMBRA, Carlos Alberto Quadros; GOMES, Isabel Lourenço; VALENTE, Maria Esther. Inclusão social e a audiência estimulada em um museu de ciência. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 1, n. 7, p. 203-223, 2015. DOI: 10.26512/museologia.v4i7.16780.
DAMICO, José Sérgio; STUDART, Denise Coelho. Estatísticas de visitação: 1999 a 2007. Rio de Janeiro: Museu da Vida Fiocruz, 2008. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44474. Acesso em: 9 mar. 2025.
DANTAS, Daniele Cristina. Indicadores e a análise da oferta cultural na Cidade do Rio de Janeiro. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, v. 11, p. 75-90, 2016. DOI: 10.12957/cdf.2016.35875.
DAVIDSON, Lee; SIBLEY, Pamela. Audiences at the “new” museum: visitor commitment, diversity and leisure at the Museum of New Zealand Te Papa Tongarewa. Visitor Studies, London, v. 14, n. 2, p. 176-194, 2011. DOI: 10.1080/10645578.2011.608009.
DAWSON, Emily. Reframing social exclusion from science communication: Moving away from “barriers” towards a more complex perspective. Journal of Science Communication, Trieste, v. 13, n. 2, p. C02, 2014. DOI: 10.22323/2.13020302.
DAWSON, Emily. Reimagining publics and (non) participation: Exploring exclusion from science communication through the experiences of low-income, minority ethnic groups. Public Understanding of Science, London, v. 27, n. 7, p. 772-786, 2018. DOI: 10.1177%2F0963662517750072
DUMAZEDIER, Joffre. Sociologie empirique du loisir. Critique et contre-critique de la civilisation du loisir. Paris: Éditions du Seuil, 1974.
DUTRA, Larissa Fernandes. Estudos de usuários no sistema de informação museal: uma proposta para a adequação da oferta informacional em museus à luz de usuários invisibilizados. 2023. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/65895. Acesso em: 9 mar. 2025.
FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 5. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3K13mPT. Acesso em: 9 mar. 2025.
FALK, John Howard et al. Correlating science center use with adult science literacy: an international, cross-institutional study. Science Education, Hoboken, v. 100, n. 5, p. 849-876, 2016. DOI: 10.1002/sce.21225.
HOOD, Marilyn. Staying away – why people choose not to visit museums. Museum News, Brooklyn, v. 61, n. 4, p. 50-57, 1983.
LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria. C. Discourse of the collective subject: social representations and communication interventions. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 502-507, 2014. DOI: 10.1590/0104-07072014000000014.
LEIVA, João; MEIRELLES, Ricardo (ed.). Cultura nas capitais: como 33 milhões de brasileiros consomem diversão e arte. Rio de Janeiro: 17Street Produção Editorial, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3FF74zL. Acesso em: 9 mar. 2025.
MACHADO, Ana Flávia; GOLGHER; André Braz, DINIZ, Sibelle; GAMA; Luiz Carlos Day. Consumption of cultural goods and services and time allocation in Brazil. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 35-63 2017. DOI: 10.1590/0103-6351/3115.
MANO, Sonia Maria Figueira; DAMICO, José Sergio. O público do Museu da Vida Fiocruz (1999 a 2013). Rio de Janeiro: Museu da Vida Fiocruz, 2015. Disponível em: https://bit.ly/44SnL35. Acesso em: 9 mar. 2025.
MANO, Sonia Maria Figueira; BEVILAQUA, Diego Vaz; GUIMARÃES, Vanessa Fernandes; GONZALEZ, Ana Carolina de Souza; DAMICO, José Sergio. Interesses e discursos sobre a ciência: a expectativa da população que não frequenta museus de ciência. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 413-437, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245274.413-437.
MANO, Sonia; CAZELLI, Sibele; DAHMOUCHE, Mônica Santos; COSTA, Andréa Fernandes; DAMICO, José Sergio. Museus de Ciência e seus visitantes no início do século XXI: estudo longitudinal da visitação espontânea de cinco instituições da cidade do Rio de Janeiro. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 30, p. 1-48, 2022. DOI: 10.1590/1982-02672021v30e3.
MELO, Vitor Andrade; ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond. D. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.
PAGLIOTO, Bárbara Freitas.; MACHADO, Ana Flávia. Perfil dos frequentadores de atividades culturais: o caso nas metrópoles brasileiras. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 42, p. 701-730, 2012. Disponível em: https://bit.ly/4bFZ0KU. Acesso em: 9 mar. 2025.
SCHALLER, Richard; HARVEY, Morgan; ELSWEILER, David. Out and about on museums night: investigating mobile search behaviour for leisure events. In: SEARCHING4FUN WORKSHOP, 1., 2012, Barcelona. Anais […]. Ratisbona: Universidade de Ratisbona, 2012. DOI: 10.5283/epub.23808.
SESC. Síntese da pesquisa – Públicos de Cultura. São Paulo: Sesc, [2014]. Disponível em: https://www2.sesc.com.br/portal/site/publicosdecultura/sintese/. Acesso em: 10 mar. 2025.
STEBBINS, Robert A. Lazer e felicidade. ComCiência, Campinas, v. 161, 2014. Disponível em: https://bit.ly/43XRlWq. Acesso em: 9 mar. 2025.
WERNECK, Christianne Luce Gomes. Reflexões sobre o “não trabalho”: o lazer como direito social e possibilidade de produção de cultura. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 8, p. 163-178, 2021. Disponível em: https://bit.ly/4iheasB. Acesso em: 9 mar. 2025.
Sites
CENTRO DE GESTÃO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Percepção pública da C&T no Brasil 2019: resumo executivo. CGEE, Brasília, DF, [2019]. Disponível em: https://www.cgee.org.br/web/percepcao/home. Acesso em: 9 mar. 2025.
CULTURA NAS CAPITAIS. O maior raio-X da cultura nas metrópoles brasileiras. JLeiva Cultura & Esporte, São Paulo, 2018. Disponível em: https://culturanascapitais.com.br. Acesso em: 9 mar. 2025.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico. Tabela 202 – População residente, por sexo e situação do domicílio. IBGE, Rio de Janeiro, [2010a]. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/202#resultado. Acesso em: 9 mar. 2025.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Amostra – Rendimento.
IBGE, Rio de Janeiro, [2010b]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/rio-de-janeiro/pesquisa/23/22787. Acesso em: 9 mar. 2025.
INSTITUTO MUNICIPAL DE URBANISMO PEREIRA PASSOS. Município do Rio de Janeiro: população residente, por idade e por grupos de idade, segundo as Áreas de Planejamento (AP), Regiões Administrativas (RA) e Bairros em 2000/2010. IPP, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.data.rio/documents/e68e54eaa6bb484dbb40828acf2b3e7e. Acesso em: 9 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa Fernandes Guimarães, José Sérgio Damico, Diego Vaz Bevilaqua, Sonia Mano, Ana Carolina de Souza Gonzalez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento Chamada CNPq/FIOCRUZ/COC/ No. 3/2015 -
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Números do Financiamento edital E_35/2014 – Apoio à difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro