Algoritmos no Facebook
como entendê-los e considerá-los na produção de notícias
Palavras-chave:
Algoritmos, Facebook, produção de notícias, jornalismoResumo
Este artigo analisa quais foram as principais mudanças algorítmicas da rede social digital Facebook para entender como isso impactou o processo de produção de notícias no ambiente digital. No que diz respeito à produção jornalística, as mudanças forçaram os produtores de conteúdo a se adaptarem para alcançar bons resultados. Já os indivíduos que não se adequaram, sofreram prejuízos relacionados ao ranqueamento de publicações, por exemplo. Portanto, nota-se a importância de considerar as mudanças algorítmicas no processo de produção não só de notícias, mas como de qualquer conteúdo distribuído na rede social digital. Para compor a análise bibliográfica deste trabalho sobre algoritmos foram consultados os autores Castro (2018), Périco e Souza (2018) e Jurno e D’Andréa (2017). Quanto à produção jornalística, os autores examinados foram Zago e Belochio (2014), Di Felice (2011) e Machado (2008).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0