O percurso mítico do meio-dia (análise simbólica de um poema de Aimé Césaire)

Autores

  • Maria Bernardette Velloso Porto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i4p121-124

Resumo

O conjunto poético Les armes miraculeuses, publicado em 1946 pela Editora Gallimard, não mereceu ainda estudos críticos à sua altura. Escolhemos, para objeto de análise de nossa dissertação de mestrado, o poema "Le grand midi". Texto denso e vigoroso, revela o enontro entre o surrealismo e a concepção da negritude, entre mitos greco-latinos e mitos africanos. Sua interpretação se vê dificultada pela inexistência de uma boa bibliografia crítica sobre seu autor. De modo geral, as leituras feitas da obra poética de Cesáire, em número reduzido, preocupam-se ora em realçar o engajamento do poeta, ora em parafrasear o próprio texto, como é o caso dos estudos de Kestellot, Kotchy e Juin.

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Publicado

1981-03-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PORTO, Maria Bernardette Velloso. O percurso mítico do meio-dia (análise simbólica de um poema de Aimé Césaire). África, [S. l.], n. 4, p. 121–124, 1981. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i4p121-124. Disponível em: https://journals.usp.br/africa/article/view/90853.. Acesso em: 4 dez. 2024.