Conceptual kings and the crown: ecology and royalty in Yoruba gourd carving

Autores

  • R. O. Rom Kalilu Ladoke Akintola University of Technology, Ogbomoso, Nigéria / Faculty of Environmental Sciences / Department of Fine and Applied Arts

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i20-21p127-140

Palavras-chave:

escultura, arte africana, cultura yoruba, Nigéria, Oyo.

Resumo

A história e o significado dos motivos utilizados na escultura em gourd (em formato de cuia (aproximado) oca) yoruba tem por muito tempo despertado pouco interesse nos estudos sobre arte. O repertório e as notícias são muito variados e indicam oito tipos. Levado pelo significado histórico-cultural dos motivos, este pequeno exercício de história da arte quer examinar suas variedades, seu significado iconográfico e sua história. A história dos motivos é analisada desde a perspectiva contemporânea e funcional, a partir da tradição oral e da história da arte da região do antigo Oyo, o reino que originou a arte na Yorubaland. O texto classifica o desenvolvimento dos motivos em três momentos cronológicos: pré-1836, entre 1836-1960 e entre 1960 até os anos 80. É possível constatar que os motivos zoomórficos fazem referência à realidade ecológica da terra natal dos Youruba. Os animais também são representados como reis nos vários contextos tipológicos e zoo-geogr

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Publicado

1998-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KALILU, R. O. Rom. Conceptual kings and the crown: ecology and royalty in Yoruba gourd carving. África, [S. l.], n. 20-21, p. 127–140, 1998. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i20-21p127-140. Disponível em: https://journals.usp.br/africa/article/view/75056.. Acesso em: 17 dez. 2024.