O fotógrafo no arquivo: reflexões sobre a (in)visibilidade do aparato fotográfico nos acervos coloniais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.i45pe227532Palavras-chave:
Colonialismo alemão, Fotografia, História visualResumo
O arquivo fotográfico da Sociedade Colonial Alemã possui mais de cinquenta mil imagens. Claramente, trata-se de um rico acervo com diversas temáticas para o pesquisador de História Visual, especialmente para aqueles que se voltam à temática do colonialismo contemporâneo. Neste artigo, nosso objetivo é refletir sobre duas figuras centrais e, por vezes, pouco visibilizadas: o fotógrafo e o aparato fotográfico. Apesar de a fotografia ter se consolidado, a partir do fim do século XIX, como um instrumento objetivo e puramente técnico, ela foi um importante elemento no enquadramento de uma visão imperial de mundo. No entanto, a câmera fotográfica e o sujeito que a opera continuam, por vezes, invisibilizados nas discussões historiográficas e nas análises do arquivo colonial. Dessa forma, propomos aqui reflexões sobre essa relação, a partir de fotografias do arquivo que evidenciam o aparato por trás de sua elaboração.
Downloads
Referências
AZOULAY, Ariella Aisha. “Desaprendendo momentos decisivos” In Zum – Revista de Fotografia do Instituto Moreira Salles, n. 17, 2019.
AZOULAY, Ariella Aisha. História Potencial: desaprender o imperialismo. São Paulo: Ubu Editora, 2024.
AZOULAY, Ariella Aisha. The civil contract of photography. Nova Iorque: Zone Books, 2018.
BARRADAS, Carlos. “Poder ver, poder saber: a fotografia nos meandros do colonialismo e pós-colonialismo” In Arquivos da Memória: Antropologia, Arte e Imagem, n.5-6, 2009.
BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
COOPER, Frederick; STOLER, Ann Laura. Tensions of Empire: colonial cultures in a bourgeois world. Los Angeles: University of California Press, 1997.
CORREA, Sílvio Marcus de Souza. “Fotografia e teratologia colonial” In Revista de Comunicação e Linguagens, n. 57, 2022.
DUBOIS, Philippe & VAN CAUWENBERGE, Geneviéve. “De la verosimilitud al índex: pequeña retrospectiva histórica sobre la cuestión del realismo en la fotografia” In DUBOIS, Philippe. El acto fotográfico y otros ensayos. Buenos Aires: la marca, 2015.
HAYES, Patricia; MINKLEY, Gary (Orgs.) Photography and visibility in African history. Ohio: Ohio University Press, 2019.
HAYES, Patricia; SILVESTER, Jeremy; HARTMANN, Wolfram (Org.) The colonising camera: photographs in the making of Namibian history. Cape Town: Cape Town University Press, 2001.
HIGHT, Eleanor.; SAMPSON, Gary. (Org.) Colonialist photography: imagining race and place. Londres: Routledge, 2004.
KASPIN, Deborah; LANDAU, Paul. (Orgs.) Images and Empires: visuality in colonial and postcolonial Africa. Los Angeles: University of California Press, 2002.
KOESSLER, Reinhart. “Genocide, apology and reparation: the linkage between images of the past in Namibia and Germany” In AEGIS European Conference on African Studies, Panel 82, 2007.
KOSSOY, Boris. Hercule Florence: a descoberta isolada da fotografia no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2007.
KRACHENSKI, Naiara. Dominar, Colonizar, Classificar: colonialismo alemão, fotografia e racismo (1884-1943). São Paulo: Dialética, 2022.
LANDAU, Paul. “Empires of the visual: photography and the colonial administration in Africa” In KASPIN, D.; LANDAU, P. (Orgs.) Images and Empires: visuality in colonial and postcolonial Africa. Los Angeles: University of California Press, 2002.
LANGBEHN, Volker (Org.) German colonialism, visual culture and modern memory. Nova Iorque: Routledge, 2010.
MABEKO-TALI, Jean-Michel. “Considerações sobre o despotismo colonial e a gestão centralizada da violência no Império Colonial Francês” In VARIA HISTÓRIA, v. 29, n. 51, 2013.
MAYA, Eduardo. “Nos passos da História: o surgimento da fotografia na civilização da imagem” In Discursos Fotográficos, v. 4, n. 5, 2008.
RYAN, James. “Fotografia Colonial” In VICENTE, Filipa Lowndes (Org.) O império da visão: fotografia no contexto colonial português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014.
SEALY, Mark. Decolonizing the camera: photography in racial time. Londres: Lawrence & Wishart, 2019.
SILVA, Ana Cristina. “Fotografando o mundo colonial africano: Moçambique, 1929” In VARIA HISTÓRIA, v. 25. n. 41, 2009.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
STEINMETZ, George. The devil’s handwriting: precoloniality and the German Colonial State in Qingdao, Samoa and Southwest Africa. Chicago: Chicago University Press, 2007.
VICENTE, Filipa Lowndes (Org.) O império da visão: fotografia no contexto colonial português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014.
VICENTE, Filipa Lowndes. “Fotografia, História e Ética: do colonial ao digital” In MONTEIRO, B.; DOMINGOS, M. (Orgs.) Portugal em falta: atlas improvável. Lisboa: Santillana, 2017.
ZIMMERER, Jürgen. “Annihilation in Africa: the race war in German Southwest Africa (1904-1908) and its significance for a global history of genocide” In GHI Bulletin, n.37, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Naiara Krachenski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A reprodução de qualquer dado, mesmo em resumo, de matéria contida nesta publicação, só será permitida com a citação do nome, número e o ano desta revista.