As histórias de uma imagem descontextualizada: Produção e circuitos sociais de fotografias no contexto colonial português
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.i45pe227252Resumo
O artigo explora as histórias de uma fotografia encontrada em uma “feira de velharias”, em Lisboa. Semelhante a muitas outras espalhadas pelo chão, caixotes e pastas organizadoras, a imagem fotográfica ganhou uma história específica do vendedor a fim de conseguir um comprador para aquela cena visual produzida em Angola. O contraste entre a narração e o fato visual apresentavam tanto as diversas camadas que integravam o documento fotográfico, quanto como uma fotografia descontextualizada pode ser inserida em diferentes cenários discursivos. Portanto, o trabalho busca analisar um conjunto de questões históricas através dessa imagem fotográfica de modo a identificar como as imagens visuais fogem ao controle e podem ganhar sentidos muito diferentes daqueles que foram agenciadas pelos aparelhos de propaganda governamentais.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
ALLOA, Emmanuel, Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar. In.: ALLOA, Emmanuel. Pensar a imagem. São Paulo: Autêntica, 2017. pp. 7-22.
ALVES, Ana Clara. The Aesthetics of Desire: An Anthropological Study About Ottoman Harem Photographs. Niterói/Tübingen: Universidade Federal Fluminense/University of Tübingen (tese de doutorado em Antropologia), 2023.
AZOULAY, Ariella. Potential history: unlearning imperalism. London/New York: verso, 2019.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BERGER, John. Para entender la fotografía. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2015.
BERGER, John. Modos de Ver. Lisboa: Antígona, 2018.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história cultural. São Paulo: Brasiliense, 1994a.
BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Concinitas, v. 1, n. 8, 2005.
BREDEKAMP, Horst. Image act: A systematic approach to visual agency. Berlin/Boston: Walter de Gruyter GmbH, 2018.
CASTELO, Cláudia. “O modo português de estar no mundo”: o luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa, 1933–1961. Porto: Afrontamento, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34, 2020.
EDWARDS, Elizabeth. Thoughts on the “Non-Collections” of the Archival Ecosystem. In: BÄRNIGHAUSEN, Julia et. al. (Org.). Photo-Objects: On the materiality of photographs and photo archives in the humanities and sciences. Berlim: Edition open access publication Fund of Humboldt-Universitätzu Berlin, 2019. pp. 67-82.
EDWARDS, Elizabeth. Fotografias: a forma material e o arquivo dinâmico. In.: FLORES, Teresa M.; CORRÊA, Sílvio M. S. & VASCONCELOS, Soraya. Imagens&Arquivos: Fotografias e filmes. Lisboa: Coleção ICNOVA, 2021. pp. 14-29.
EDWARDS, Elizabeth. Photographs and the Practice of History: A Short Primer. London: BLOOMSBURY ACADEMIC, 2022.
FREUND, Gisèle. La fotografía como documento social. Barcelona: Editorial gustavo Gili, 2017.
GARCIA, José Luís Lima. Ideologia e propaganda colonial no Estado Novo: da Agência Geral das Colónias à Agência Geral do Ultramar (1924-1974). Coimbra: Universidade de Coimbra (tese de doutorado em História), 2011.
HAYES, Patricia; MINKLEY, Gary (Org.). Ambivalent: photography and visibility in African History (New african histories). Ohio University Press, 2019.
HIGHT, Eleanor M.; SAMPSON, Gary. (org).Colonialist Photography – Imag(in)ing Race and Place. London & New York: Routledge, 2004.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual.IN: ArtCultura, Uberlândia, vol.8, n.12, pp. 97-115, 2006.
KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, pp. 151-168, 2008.
KRACHENSKI, Naiara. Dominar, colonizar, classificar: colonialismo alemão, fotografia e racismo (1884-1943). São Paulo: Dialética, 2022.
LISSOVSKY, Maurício. A máquina de esperar: Origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
LISSOVSKY, Maurício. O Ф da fotografia. Rio de Janeiro: Ideias para o Programa de Estudos Avançados, UFRJ, 2021.
LOPES, Marcos de Brum. Mário Baldi, o photoreporter do Brasil: uma história sobre fotografias, narrativas e mediação cultural. São Paulo: Letra & voz, 2021.
MARTINS, Leonor P. Um Império de Papel - Imagens do Colonialismo Português na Imprensa Periódica Ilustrada (1875-1940). Lisboa: Edições 70, 2012.
MAUAD, Ana Maria. Sobre as imagens na História, um balanço de conceitos e perspectivas.Revista Maracanan, publicação dos docentes do PPGH-UERJ, vol. 12, n.14, pp. 33-48, 2016.
MAUAD, Ana Maria. Dos arquivos às exposições: fotografia pública e história em ‘Conflitos’ (2017). In.: FLORES, Teresa M.; CORRÊA, Sílvio M. S. & VASCONCELOS, Soraya. Imagens&Arquivos: Fotografias e filmes. Lisboa: Coleção ICNOVA, 2021. pp. 46-72.
M´BOKOLO, Elikia. África Negra: história e civilizações. Tomo II (Do século XIX aos nossos dias). Salvador: EDUFBA, 2011.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. IN: Revista brasileira de História. São Paulo, v. 23, n. 45, pp. 11-36, 2003.
MENESES, Ulpiano T. Rumo a uma “História Visual”. IN: MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornélia; NOVAES, Sylvia Caiuby (orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: EdUSC, 2005.
MITCHELL, W.J.T. What do Pictures Want? The lives and loves of images, Chicago: Chicago University Press, 2005.
MITCHELL, W.J.T. Image Science: Iconology, visual Culture and media Aesthetics. Chicago: The University of Chicago Press, 2015.
OLIVEIRA, Marcus Vinicius de. À sombra do colonialismo: Fotografia, circulação e projeto colonial português (1930-1951). São Paulo: Letra & Voz, 2021.
OLIVEIRA, Marcus Vinicius de. Imagens no trânsito da História: Colonialismo português e os circuitos sociais da fotografia sobre as Áfricas no século XX. Niterói: Universidade Federal Fluminense (tese de doutorado), 2024.
POOLE, Deborah. Vision, race, and modernity: A visual economy of the Andean Image World. Princeton: Princeton University Press, 1997.
SANTIAGO JR, Francisco das C. F. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, v. 27, pp. 1-51, 2019a.
SANTIAGO JR, Francisco das C. F. Dimensões historiográficas da virada visual ou o que pode fazer o historiador quando faz histórias com imagens?. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 11, n. 28, pp. 402 - 444,. 2019b.
SCHIAVINATTO, Iara; COSTA, Eduardo. Cultura visual e história. São Paulo: Alameda, 2016.
SCHVEITZER, Ana Carolina. Photography and work in Africa under German Colonial Rule (1884-1918). PhD Dissertation, Humboldt University of Berlin, 2024.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.
VICENTE, Filipa (Orgs.). O império da visão: fotografia no contexto colonial português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014.
VICENTE, Filipa; RAMOS, Afonso Dias. Photography in Portuguese Colonial Africa, 1860-1975. Cambridge: Palgrave Macmillan, 2023.
Arquivo Histórico Ultramarino
PT/AHU/NV109/1A/MU/Cx
Arquivo Nacional Torre do Tombo
PT/TT/AOS/D/M
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcus Vinicius de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A reprodução de qualquer dado, mesmo em resumo, de matéria contida nesta publicação, só será permitida com a citação do nome, número e o ano desta revista.