Revisão catalográfica e trânsitos classificatórios no acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo: as obras de Mestre Didi
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.i45pe206381Palavras-chave:
arte afro-brasileira , documentação em museus , Mestre Didi, Museu Afro Brasil , revisão catalográficaResumo
Este artigo, produzido em uma parceria entre os Núcleos de Pesquisa e Salvaguarda do Museu Afro Brasil, visa discutir o processo de revisão catalográfica do acervo museológico que se encontra em andamento. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, busca-se ressaltar como essa atividade deve ser pautada pelo diálogo entre aspectos artístico-sociais e da representação informacional, sobretudo por se tratar de um acervo voltado para artes africanas e afro-brasileiras – obras que historicamente transitaram às margens das classificações convencionalizadas a partir de bases euroamericanas de colecionismo e exposição. Como exemplo instigante, levanta-se o caso do artista Mestre Didi – que possui peças no acervo do Museu Afro Brasil – e dos conflitos instituídos sobre a classificação de suas obras no espaço museal.
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