Hy-Brazil, terra celta? Um breve panorama da cena musical Céltica-Irlandesa no Brasil com foco no caso do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.37389/abei.v24i1.198899Palavras-chave:
Música irlandesa, Música celta, Etnomusicologia, Brasil, IrlandaResumo
O presente artigo mapeia o surgimento e desenvolvimento de uma cena musical Celta-Irlandesa no Brasil, uma comunidade pequena mas coesa de músicos brasileiros amadores e profissionais e seus respectivos grupos musicais que constitui um bom exemplo do que Mark Slobin denominou de ‘interculturas de afinidade’ (Slobin 1987). A partir de uma perspectiva etnomusicológica, busco fornecer um retrato de tal fenômeno social e musical baseado no seguinte tripé: 1) uma discussão da literatura internacional sobre a globalização da música tradicional irlandesa como música celta no período do ‘Tigre Celta’ (Williams 2010) e os impactos de tal processo no Brasil; 2) a apresentação e análise dos resultados de um questionário online conduzido na principal comunidade da cena na rede social Facebook como forma de caracterizá-la em termos sociodemográficos e musicais; 3) a descrição etnográfica da seção carioca de tal cena através de seu principal evento musical, a ‘session’ mensal conhecida como ‘Irish Session Rio’.
Referências
Agnew, Vanessa. History’s affective turn: historical reenactment and its work in the present. In: Rethinking History, London, Routledge, vol. 11, n. 3, pp. 299-312, September 2007.
Mccoy, Narelle. The rise of the Celtic-cyber diaspora: the influence of the “new age” on internet pagan communities and the dissemination of “Celtic” music. In: Westion, Donna; Andy Bnnett (eds.). Pop pagans: paganism and popular music. London, Routledge, 2014, pp. 176-188.
Mendívil, Julio. “Lima es muchas Limas”: primeras reflexiones para una cartografía musical de Lima a principios del siglo veintiuno. In: Romero, Raul, R. (ed.). Música popular y sociedad en el Perú contemporáneo. Lima, Instituto de Etnomusicología de la Pontificia Universidad Católica del Perú, 2015, pp. 17-46.
Motherway, Susan H. The Globalization of Irish Traditional Song Performance. Surrey, Ashgate Publishing Ltd, 2013.
O’Connor, Nuala. Bringing it All Back Home: The Influence of Irish Music. Dublin, Merlin Publishing, 2001.
O’Flynn, John. National identity and music in transition: issues of authenticity in a global setting. In: Biddle, Ian; Vanessa Knights (orgs.). Music, national identity, and the politics of location: between the global and the local. Surrey, Ashgate Publishing Ltd., 2007, pp. 19-38.
O’Flynn, John. Kalfou Danjere? Interpreting irish-celtic music. In: Fitzgerald, Mark; John O’Flynn (ed.). Music and identity in Ireland and beyond. Surrey, Ashgate Publishing Ltd, 2014.
Slobin, Mark. Subcultural Sounds: Micromusics of the West. Middletown, Wesleyan University Press, 1987.
O’Flynn, John. Folk Music: A Short Introduction. Oxford, Oxford University Press, 2011.
Stokes, Martin. Ethnicity, Identity and the Musical Construction of Place. New York, Berg, 1994.
Symon, Peter. From Blas to Bothy culture: the musical re-making of Celtic culture in a Hebridean festival. In: David C. Harvey, Rhys Jones, Neil McInroy and Christine Milligan (eds), Celtic Geographies: Old Cultures, New Times. London, Routledge, 2002, pp. 192-206.
Williams, Sean. Focus: irish traditional music. New York, EUA, Routledge, 2010.
Wilson, Thomas; Hastings Donna. The Anthropology of Ireland. London, Bloomsbury Publishing, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Caetano Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.