Boland e Yeats: Diálogos poéticos irlandeses

Autores

  • Marcel de Lima Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.37389/abei.v23i2.197756

Palavras-chave:

Poesia, Boland, Yeats, Condição da mulher

Resumo

O presente texto tem como objetivo revisitar poemas-chave de Eavan Boland e William Butler Yeats a fim de reunir as vozes aparentemente antagônicas de seus autores, para que se possa compreender os diálogos que permeiam tais representações estéticas e suas complexidades ao tratar de temas como amor, lenda, morte, mito e a condição da mulher. É como se ao escrever para lembrar o sujeito de que não deve esquecer sua existência anterior como objeto, Boland entregasse sua realização poética possivelmente como uma forma de romper o antigo território patriarcal em que o sexual houvesse, há muito tempo, dominado o erótico. Desse modo, o leque de renda preta que sua mãe lhe deu desestabiliza a terra orientada para o masculino da poesia irlandesa e a transcende, não como o pássaro dourado Yeatsiano de Bizâncio, mas como “o melro nesta primeira manhã abafada”, até que ela finalmente possa encontrar uma voz para expressar plenamente sua condição de mulher irlandesa.

Biografia do Autor

  • Marcel de Lima Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Marcel De Lima Santos is a Ph.D. in Literary Studies from the University of Nottingham, England (2003). He is currently Associate Professor of Literatures in English at the Federal University of Minas Gerais. He has experience in the area of Letters, having written diverse books, translations and scientific articles in the U.S.A., Australia and the U.K. He works mainly in the areas of Literatures in English, Religion, Poetry, Comparative Literature and Ethnopoetics.

Referências

Boland, Eavan. “Q&A with Eavan Boland”. Smartish Pace. Web 21 November 2016. http://www.smartishpace.com/pqa/eavan_boland/

Boland, Eavan. Object Lessons. New York: Norton, 1995.

Boland, Eavan. An Origin like Water: collected poems. New York, Norton, 1996.

Brooks, Cleanth. “Yeats’ “Sailing to Byzantium”, in Staton, Shirley F. (Ed.). Literary Theories in Praxis. Philadelphia, University of Pennsylvania Press 1987.

Davie, Donald. “Critics and Essayists, review of Seamus Heaney, Helen Vendler and Eavan Boland” in Poetry Review [85, 3, 1995].

Eagleton, Terry. Literary Theory an introduction. Oxford, Blackwell, 1996.

Finneran, Richard J. (Ed.). The Collected Works of W. B. Yeats: Volume I: The Poems. New York, Scribner, 1997.

Hall, James (Ed.). The permanence of Yeats: selected criticism. New York, MacMillan, 1950.

Howell, William Dean. The Rise of Silas Lapham. New York, Holt, 1964.

Jeffares, Alexander Norman, A Commentary on the Collected Poems of W.B. Yeats. Stanford, Stanford University Press, 1968.

Rajan, Balachandra. W.B. Yeats: a critical introduction. London, Routledge, 2016.

Rowley, Rosemary. ‘Meretricious matriarchy’, review of The Journey, in The Sunday Tribune [11 Jan. 1987].

Sheils, Barry. W.B. Yeats and world literature: the subject of poetry. London, Routledge, 2016.

Staton, Shirley F. Literary Theories in Praxis. Philadelphia, University of Pennsylvania Press 1987.

Sullivan, Sara. “Writing inside and outside: Eavan Boland’s poetry of the domestic space” in Teresa Gomes Reus (Ed.). Inside Out: women negotiating, subverting, appropriating public and private space. Amsterdam, Rodopi, 2008.

Taneja, G. R. (Ed.) W. B. Yeats: an anthology of recent criticism. Delhi: Pencraft, 1995.

Yeats, William Butler. Collected Works in Verse and Prose of William Butler Yeats. Stratford-on-Avon, Shakespeare Head Press, 1908.

Yeats, William Butler. A Vision. New York, MacMillan, 1966.

Downloads

Publicado

2021-05-23

Como Citar

Santos, M. de L. (2021). Boland e Yeats: Diálogos poéticos irlandeses. ABEI Journal, 23(2), 119-132. https://doi.org/10.37389/abei.v23i2.197756