Passado e Presente Simultâneos em The Sea

Autores

  • Lianghui Li Nanyang Technological University, Singapore

DOI:

https://doi.org/10.37389/abei.v22i1.3459

Palavras-chave:

Passado e Presente Simultâneos, Troca de Tempos Verbais, Espaço Alternativo, Ato de Narração

Resumo

O tempo é complexo nos romances de Banville, pois constantemente apresentam mudança de tempos verbais, confusão cronológica e personagens que estão sempre lançando um olhar para o passado para uma fugir do presente. Em O Mar, a experimentação de Banville com tempos verbais reflete sua concepção de tempo,  particularmente a complexa relação entre passado e presente. A primeira parte deste artigo, ao enfocar a memória infantil de Max, examina como o embaçamento entre os “eus” do passado e do presente, como resultado da troca frequente de tempos verbais e do uso notável do presente histórico, desestabiliza a lacuna temporal entre o narrador e o narrado na narração retrospectiva. A segunda parte, referente ao presente de Max, propõe comparar o retrato da família atual, os Cedars, nas duas partes do romance e provar que o presente é ilusório, pois a experiência de Max não é contemporânea ao tempo da narração. Com base nas várias experiências de Max de um espaço alternativo, a terceira parte argumenta que todo o ato de narração de Max constrói um espaço alternativo semelhante, onde passado e presente são gerados simultaneamente. A existência duvidosa do eu neste espaço alternativo sugere um desafio contra o centro dêitico como eu-aqui-agora.

Biografia do Autor

  • Lianghui Li, Nanyang Technological University, Singapore
    Lianghui LI is a Ph.D. student at Nanyang Technological University, Singapore. Her research interest lies in modern and contemporary Irish novels. Her ongoing Ph.D. thesis examines anti-realism and time in novels of Samuel Beckett, John Banville, Sara Baume, Deirdre Madden, and Mike McCormack.

Referências

Banville, John. “Making Little Monsters Walk.” The Agony and the Ego: The Art and Strategy of Fiction Writing Explored, edited by Clare Boylan, Penguin Books, 1994, pp. 105-12.

---. The Sea. Picador, 2005.

---. Time Pieces: A Dublin Memoir. Hachette Books Ireland, 2016.

Bartkuvienė, Linara. “I Mourn Thee Now: Nostalgia in John Banville’s Novel The Sea.” History, Memory and Nostalgia in Literature and Culture, edited by Regina Rudaitytė, Cambridge Scholars Publishing, 2018, pp. 81-102.

Cohn, Dorrit. The Distinction of Fiction. Johns Hopkins UP, 1999.

---. Transparent Minds: Narrative Modes for Presenting Consciousness in Fiction. Princeton UP, 1978.

Currie, Mark. About Time: Narrative Fiction and the Philosophy of Time. Edinburgh UP, 2006.

Fleischman, Suzanne. Tense and Narrativity: From Medieval Performance to Modern Fiction. Routledge, 1990.

Friberg, Hedda. “John Banville and Derek Hand in Conversation.” Irish University Review, vol. 36, no. 1, 2006, pp. 200-15.

Hand, Derek. A History of the Irish Novel. Cambridge UP, 2011.

Haughton, Hugh, and Bryan Radley. “An Interview with John Banville.” Modernism/modernity, vol. 18, no. 4, 2011, pp. 855-69.

Huber, Irmtraud. Present-Tense Narration in Contemporary Fiction: A Narratological Overview. Palgrave Macmillan, 2016.

Imhof, Rüdiger. “The Sea: ‘Was’t Well Done?’.” Irish University Review, vol. 36, no. 1, 2006, pp. 165-81.

Izarra, Laura P. Z. “Review of the Sea by John Banville.” Estudios Irelandeses, no. 1, 2006, pp. 142-7.

McCarthy, Karen. “A Fool’s Errand: Blanchot, Mourning and the Sea.” John Banville and His Precursors, edited by Pietra Palazzolo, Michael Springer and Stephen Butler, Bloomsbury Academic, 2019, pp. 165-76.

Murphy, Neil. John Banville. Bucknell UP, 2018.

Downloads

Publicado

2021-02-20

Como Citar

Li, L. (2021). Passado e Presente Simultâneos em The Sea. ABEI Journal, 22(1), 97-107. https://doi.org/10.37389/abei.v22i1.3459