Paul Durcan e as Artes Visuais: Gênero, Identidade, Expressão

Autori

DOI:

https://doi.org/10.37389/abei.v22i2.180776

Parole chiave:

Artes visuais, Transgressão, Gênero, Mídia

Abstract

A obra de Paul Durcan encontra uma das suas feições mais atraentes no modo como reconhece fronteiras e explora travessias. As linhas divisórias que a sua poesia cruza regularmente são de vários tipos: são semióticas e intermediais, quando Durcan interpela verbalmente representações noutros sistemas de significação – em particular nas artes visuais; são culturais e políticas, envolvendo o processamento poético de circunstâncias irlandesas ou globais; e questionam identidades de gênero, salientando as perplexidades de mulheres e homens como sujeitos e objetos de uma multiplicidade de inscrições. Este ensaio aborda a escrita (literalmente) transgressiva de Durcan e os desafios intelectuais e disciplinares que ela comporta, ao interrogar o modo como lemos poemas e imagens, mas também como aceitamos a auto-contenção de configurações políticas e identitárias.

Biografia autore

  • Rui Carvalho Homem, Universidade do Porto

    Rui Carvalho Homem is Professor of English at the Department of Anglo-American Studies, Faculty of Arts, Universidade do Porto (University of Oporto), Portugal. He has published widely on Early Modern English drama, Irish studies, translation, and word-and-image studies. He is also a literary translator, and has published versions of Shakespeare (Antony and Cleopatra, Richard III and Love’s Labour’s Lost), Christopher Marlowe, Seamus Heaney and Philip Larkin.

Riferimenti bibliografici

Collins, Lucy. ‘‘Performance and dissent: Irish poets in the public sphere’’, Matthew Campbell (ed.), The Cambridge Companion to Contemporary Irish Poetry. Cambridge: C.U.P., 2003, pp. 209-28.

Dunning, William V. Changing Images of Pictorial Space: A History of Spatial Illusion in Painting. New York: Syracuse University Press, 1991.

Durcan, Paul. Jesus Break His Fall. Dublin: Raven Arts, 1980.

Durcan, Paul. Jumping the Train Tracks with Angela. Dublin: Raven Arts / Manchester: Carcanet, 1983.

Durcan, Paul. The Berlin Wall Café. Belfast: Blackstaff, 1985.

Durcan, Paul. Daddy, Daddy. Belfast: Blackstaff, 1990.

Durcan, Paul. Crazy About Women. Dublin: The National Gallery of Ireland, 1991.

Durcan, Paul. Give Me Your Hand. London: Macmillan / National Gallery, 1994.

Durcan, Paul. Praise in Which I Live and Move and Have My Being. London: Harvill Secker, 2012.

Durcan, Paul. The Days of Surprise. London: Harvill Secker, 2015.

Heffernan, James A.W. Cultivating Picturacy. Waco, Tex: Baylor U.P., 2006.

Durcan, Paul. Museum of Words: the poetics of ekphrasis from Homer to Ashbery. Chicago, Ill.: Univ. of Chicago Press, 1993.

Homem, Rui Carvalho. ‘“Private Relations”: Selves, Poems and Paintings – Durcan to Morrissey’, Fran Brearton and Alan Gillis (eds.), Oxford Handbook of Modern Irish Poetry. Oxford: O.U.P., 2012, pp. 282-96.

Jakobson, Roman. ‘‘On Linguistic Aspects of Translation’’ (1959). Lawrence Venuti (ed.), The Translation Studies Reader. 3rd edition. Routledge, 2012, pp.126-31.

Longley, Edna. The Living Stream: Literature and Revisionism in Ireland. Belfast: Bloodaxe, 1994.

Louvel, Liliane. Texte / Image: Images à Lire, Textes à Voir. Presses Universitaires de Rennes, 2002.

Mitchell, W.J.T. Iconology: Image, Text, Ideology. The Univ of Chicago Press, 1986.

Tóibín, Colm (ed.). The Kilfenora Teaboy: A Study of Paul Durcan. Dublin: New Island, 1996.

Pubblicato

2020-12-20

Fascicolo

Sezione

Paul Durcan’s Poetry from the Irish and the International Perspectives

Come citare

Homem, R. C. (2020). Paul Durcan e as Artes Visuais: Gênero, Identidade, Expressão. ABEI Journal, 22(2), 109-118. https://doi.org/10.37389/abei.v22i2.180776