Federação, autoritarismo e democratização
DOI:
https://doi.org/10.1590/ts.v8i2.86294Palavras-chave:
Brasil, Federação, Militares, Autoritarismo, Democratização, Estado, Crise, Transição política, DesenvolvimentoResumo
O artigo analisa as relações federativas no Brasil durante o regime militar-autoritário, surgido depois do golpe militar de 1964. São estudadas as diferentes formas assumidas pelas relações federativas em diferentes períodos: na fase de máximo autoritarismo, que durou até 1973; nos anos de liberalização, de 1974 até 1982; e durante o ocaso do regime militar, de 1983 até início de 1985, período em que o Estado entrou em crise e os militares foram impedidos de continuar no poder por um processo de democratização política. São enfatizadas na análise as diferentes dimensões das relações intergovernamentais (econômicas, político-eleitorais e militares). Também se discute, à luz da experiência histórica em questão, a pertinência das interpretações correntes que identificam centralismo com autoritarismo e descentralização federativa com democracia.
Downloads
Referências
ABRUCCIO, Fernando.(1995) Os Barões da Federação. São Paulo, dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
AFFONSO, Rui. (1988) Federalismo tributário e crise econômica (Brasil:1975-85). São Paulo, dissertação (Mestrado). Instituto de Economia, Universidade de Campinas.
ALVES, Maria Helena Moreira. (1990) Estado e oposição no Brasil (1964-1984). 4ª edição. Petrópolis, Ed. Vozes.
ASSIS, José Carlos. (1988) Análise da crise brasileira: da internacionalização bancária com Castelo à capitulação externa com Sarney. Rio de Janeiro, Ed. Forense.
CANO, Wilson. (1979) As raízes da concentração industrial em São Paulo. São Paulo, Difel.
CARDOSO, Fernando Henrique. (1973) O Modelo Político Brasileiro. 2ª edição. São Paulo, Difel.
DIAS, Guilherme da Silva & AGUIRRE, Basilia. (1993) Crise políticoeconômica: as raízes do impasse. In: SOLA, Lourdes (org.). Estado, mercado e democracia. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
HOLANDA, Sergio Buarque de. (1993) Raízes do Brasil. 25ª edição. Rio de Janeiro, José Olympio Editora.
KLEIN, Lúcia. (1978) Brasil pós-64: a nova ordem legal e a redefinição das bases de legitimidade. In: KLEIN, Lúcia. & FIGUEIREDO, Marcus. Legitimidade e coação no Brasil pós-64. Rio de Janeiro, ForenseUniversitária.
LINZ, Juan. (1983) The transition from authoritharian regimen to democracy in Spain, some thoughts for Brazilians (mimeo). Yale University.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Tempo Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.