O modernismo entra em campo: o caso Wisnik
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-20702010000200010Palavras-chave:
Pensamento social brasileiro, Futebol, José Miguel Wisnik, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Mário de AndradeResumo
Neste artigo, discuto o livro de José Miguel Wisnik, Veneno remédio: o futebol e o Brasil, publicado em 2008. Noto como, nele, a discussão do futebol permite retomar impasses já trabalhados pelos modernistas, revivendo algumas de suas angústias fundamentais. Analiso ainda como o livro se põe na linhagem das grandes inquirições sobre o Brasil, rebatendo criticamente o esforço hermenêutico dos nossos ensaístas clássicos.
Downloads
Referências
Adorno, Theodor. (1991), “The essay as form”. Tradução de Shierry Weber Nicholsen. In: . Notes to Literature, 1. New York, Columbia University Press, pp. 3-23.
Arantes, Paulo Eduardo. (1992), Sentimento da dialética na experiência intelectual brasileira: dialética e dualidade segundo Antonio Candido e Roberto Schwarz. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
Araújo, Ricardo Benzaquen de. (1994), Guerra e paz: Casa-grande & senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. Rio de Janeiro, Editora 34.
Bhabha, Homi K. (1990), “DissemiNation: time, narrative, and the margins of the modern nation”. In: . Nation and Narration. London, Routledge, pp. 291-322.
Deleuze, Gilles. (1977), Nietzsche et la philosophie. Paris, Presses Universitaires de France.
Derrida, Jacques. (1972), “La pharmacie de Platon”. In: . La dissémination. Paris, Seuil, pp. 74-196.
_______. (1979), L’écriture et la différence. Paris, Seuil.
Freyre, Gilberto. (2003), Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. São Paulo, Global.
Holanda, Sérgio Buarque de. (1996), “Ariel”. In: _______. O espírito e a letra: estudos de crítica literária. Edição de Antonio Arnoni Prado. São Paulo, Companhia das Letras, pp. 42-46.
. (2006), Raízes do Brasil. Edição de Ricardo Benzaquen de Araújo e Lilia Schwarcz. São Paulo, Companhia das Letras.
Monteiro, Pedro Meira. (2009), “As Raízes do Brasil no Espelho de Próspero”. Novos Estudos – Cebrap. São Paulo, 83: 159-182, mar.
Morse, Richard. (1988), O espelho de Próspero: cultura e ideias nas Américas. São Paulo, Companhia das Letras.
. (1990), “Apontamentos para uma nova ideologia”. In: . A volta de McLuhanaíma: cinco estudos solenes e uma brincadeira séria. São Paulo, Companhia das Letras, pp. 161-204.
Santiago, Silviano. (2006), As raízes e o labirinto da América Latina. Rio de Janeiro, Rocco.
Schwarz, Roberto. (1981), Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo, Duas Cidades.
. (1987), “Pressupostos, salvo engano, de ‘Dialética da malandragem’”. In: .Que horas são? São Paulo, Companhia das Letras, pp. 129-155.
Souza, Antonio Candido de Mello e. (1993), “Dialética da malandragem”. In: .O discurso e a cidade. São Paulo, Duas Cidades, pp. 19-54.
. (2006), “O significado de Raízes do Brasil”. In: Holanda, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Edição de Ricardo Benzaquen de Araújo e Lilia Schwarcz. São Paulo, Companhia das Letras, pp. 235-250.
Souza, Gilda de Mello e. (1979), O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma. São Paulo, Duas Cidades.
Vianna, Hermano. (1995), O mistério do samba. Rio de Janeiro, Zahar.
Waizbort, Leopoldo. (2007), A passagem do três ao um: crítica literária, sociologia, filologia. São Paulo, Cosac Naify.
Wisnik, José Miguel. (1990), “A rotação das utopias-rapsódia”. In: Berriel, Carlos Eduardo O. (org.), Mário de Andrade/hoje. São Paulo, Ensaio, pp. 179-193.
. (1999), O som e o sentido: uma outra história das músicas. 1ª edição 1989. São Paulo, Companhia das Letras.
. (2004), Sem receita: ensaios e canções São Paulo, Publifolha.
. (2007), “O ensaio impossível”. In: Miceli, Sergio e Mattos, Franklin de (org.), Gilda, a paixão pela forma. Rio de Janeiro, Ouro sobre Azul, pp. 209-235.
. (2008), Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo, Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Tempo Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.