Qualidade docente e eficácia escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-20702008000100006Palavras-chave:
Professores, Práticas docentes, Políticas educacionais, Igualdade de oportunidades, Qualidade da escolaResumo
Este texto visa a explorar uma faceta do funcionamento do sistema escolar que permite associar a implementação de políticas públicas, no caso, a distribuição dos professores pelas escolas e salas de aula, e à avaliação dos impactos dessa distribuição do ponto de vista da busca por maior igualdade de oportunidades. Para discutir essa questão, usaremos os dados de pesquisa realizada no Brasil, na Argentina, no Chile e no México, com informações de 96 escolas e professores, assim como de 2048 alunos de 4ª série que estudavam em escolas situadas em bairros pobres de Belo Horizonte, Buenos Aires, Santiago e Guanajuato. Inicialmente, discutimos alguns dos elementos das políticas educacionais latino-americanas e o lugar dado por elas aos professores, salientando as relações estabelecidas entre eficiência, justiça e eqüidade pelas políticas públicas modernas. A pesquisa econômica e sociológica sobre os docentes tem evidenciado que certas características dos professores podem ter impactos sobre o desempenho de estudantes provenientes de grupos sociais distintos, particularmente sua experiência. Os dados mencionados permitiram verificar que a distribuição dos professores pelas turmas da amostra tenderia a reduzir a igualdade de oportunidades educacionais, desfavorecendo alunos mais pobres nos sistemas públicos de ensino ao negar-lhes os professores mais experientes.
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Ligia. (2005), “A qualidade da escola e as desigualdades raciais no Brasil”. In: BARBOSA, Maria Ligia, BELTRÃO, Kaizô, FERRÃO, Maria Eugênia & SOARES, Sergei. Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras. Rio de Janeiro, Ipea/Ford Foundation, pp. 93-120.
CASTRO, Cláudio Moura & CARNOY, Martin. (1997), Como anda a reforma da educação na América Latina? Rio de Janeiro, Editora da FGV.
DELORS, J. (2000), “Os professores em busca de novas perspectivas”. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez/Unesco/MEC.
GAJARDO, M. (2000), Reformas educativas na América Latina: balanço de uma década. Documentos Preal, n. 15. FGV, Rio de Janeiro.
HANUSHEK, Eric. (2006), “The effects of education quality on mortality decline and income growth”. Paper presented at the IREDU, International Conference on Economics of Education, Dijon, June 20-23.
HANUSHEK, E. A. et al. (2005), “The market for teacher quality”. NBER Working Paper Series, February, 11154.
MINGAT, Alain & DURU-BELLAT, Marie. (1993), Pour une approche analytique du fonctionnement du système éducatif. Paris, PUF.
MURILLO, Javier. (2005), “Uma panorâmica da carreira docente na América Latina: sistemas de reconhecimento e promoção do desempenho profissional”. Revista PRELACIM, 1: 52-59.
PAUL, Jean-Jacques. (2007), Économie de l’ éducation. Paris, Armand Colin RAYOU, Patrick & VAN ZANTEN, Agnès. (2004), Enquête sur les nouveaux enseignants: changeront-ils l’école? Paris, Bayard.
REIMERS, Fernando (org.). (2000), Unequal schools, unequal chances: the challenges to equal opportunity in the Americas. David Rockefeller Center Series on Latin American Studies. Harvard University.
REYNOLDS, Creemers; NESSELRODT, Schaffer & STRINGFIELD, Teddlie (orgs.). (1994), Advances on school effectiveness research and practice. Oxford, Pergamon Press.
SCHWARTZMAN, Simon. (2003), The challenges of education in Brazil. Feb 26, Version 3.
SCHWARTZMAN, Simon & OLIVEIRA, João Batista. (2002), A escola vista por dentro. Belo Horizonte, Alfa-Educativa Editora.
SEN, Amartya. (1992), Inequality reexamined. Nova York, Russel Sage.
VAILLANT, Denise. (2004), Construcción de la profesión docente en América Latina: tendencias, temas y debates. Serie Documentos, n. 31. Diciembre. PREAL (site http://www.preal.org/docs-trabajo/VaillantN31.pdf).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Tempo Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.