A globalização da cura espírita Biomedicina, João de Deus e seus seguidores australianos

Autores

  • Cristina Rocha University of Western Sydney. Religion and Society Research Centre

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-20702015019

Resumo

João de Deus é um médium curador espírita que se tornou bastante conhecido fora do Brasil. A Casa de Dom Inácio, seu centro de cura em Abadiânia, perto de Brasília, recebe milhares de estrangeiros do mundo inteiro e o médium viaja constantemente à Europa e aos Estados Unidos para participar de eventos de cura organizados por seguidores estrangeiros. Este artigo baseia-se em pesquisa etnográfica realizada no Brasil, Austrália e Nova Zelândia e em entrevistas com os australianos em Sydney. Foram analisadas duas narrativas de doença de australianos e suas razões para procurarem João de Deus. Concluiu-se que o conceito de cura da medicina alternativa e da Nova Era produz uma disposição para a cura "tradicional" de terras exóticas. Em outras palavras, a atração dos estrangeiros pelo sistema de cura de João de Deus deve-se ao seu própriohabitus, influenciado por uma visão de mundo da Nova Era. Além disso, o artigo indica que o estabelecimento da conexão entre cura e religião, a construção de um contexto que dá significado à doença e o empoderamento por meio da renúncia a uma força maior são três fatores importantes, que fazem as pessoas rejeitarem a medicina ocidental em favor de terapias alternativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aubrée, M. & Laplantine, F. (2009), A mesa, o livro e os espiritos: gênese, evolução e atualidade do movimento social espírita entre França e Brasil. Maceió, Edufal.

Astin, J. (1998), “Why patients use alternative medicine: results of a national study”. jama, 27 (19): 1548-1553.

______ (2008), “Australian social trends: complementary therapies”. Australian Bureau of Statistics, 4102.0: 1-5.

Bensoussan, A. (1999), “Complementary medicine: where lies its appeal?”. Medical Journal of Australia, 170: 247-248.

Bouma, G. (2003), “Globalisation, social capital and the challenge to harmony of recent changes in Australia”s religious and spiritual demography: 1947-2001”. Australian Religion Studies Review, 16: 55-68.

______. (2006), Australian soul: religion and spirituality in the twenty-first century. Nova York, Cambridge University Press.

Bourdieu, P. (1972), Outline of a theory of practice. Cambridge, Cambridge University Press.

______. (2006), Casa guide for English speaking visitors. Abadiânia, Casa de Dom Inácio.

Carvalho, J. (1994), “O encontro de velhas e novas religiões: esboço de uma teoria dos estilos de espiritualidade. In: Moreira,A. & Zicman R. (orgs.). Misticismo e novas religiões. Petrópolis, Vozes/ufs/Ifan.

Carey, H. (1996), Believing in Australia: a cultural history of religions. Sydney, Allen & Unwin.

Casa de Dom Inácio. (2006), Casa Guide for English Speaking Visitors. Abadiânia, go, Casa de Dom Inácio.

Cavalcanti, M. V. (1990), “O espiritismo”. In: Landim, L. (org.), Sinais dos tempos: diversidade religiosa no Brasil. Rio de Janeiro, Instituto de Estudos da Religião.

______. (1983), O mundo invisível: cosmologia, sistema ritual e noção da pessoa no espiritismo. São Paulo, Zahar.

Coulter, I. & Willis. E. (2004), “The rise and rise of complementary and alternative medicine: a sociological perspective”. Medical Journal of Australia, 180:587-589.

Csordas, T. (2002), Body/meaning/healing. Nova York, Palgrave Macmillan.

Cumming, H. & Leffler, K. (2001), John of God: the brazilian healer who”s touched the lives of millions. Nova York, Atria Books.

Dubisch, J. (2005), “Body, self and cosmos in “Nova Era” energy healing”. In: Lorek-Jezinska, E. & Wieckowska, K. (orgs). Corporeal inscriptions: representations of the body in cultural and literary texts and practices. Torun, Nicholas Copernicus University Press.

Frank, A. (1995), The wounded storyteller: body illness, and ethics. Chicago/Londres, University of Chicago Press.

Furnham, A. & Forey, J. (1994), “The attitudes, behaviours and beliefs of patients of conventional vs. complementary (alternative) medicine”. Journal of Clinical Psychology, 50: 458-469.

Giumbelli, E. (2003), “O “baixo espiritismo” e a história dos cultos mediúnicos”. Horizontes Antropológicos, 9 (19): 247-281.

Greenfield, S. (1991), “Hypnosis and trance induction in the surgeries of Brazilian spiritist healers”. Anthropology of Consciousness, 2: 20-25.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Dossiê - Ciências Sociais e Saúde

Como Citar

Rocha, C. (2015). A globalização da cura espírita Biomedicina, João de Deus e seus seguidores australianos . Tempo Social, 27(1), 95-115. https://doi.org/10.1590/0103-20702015019