A formação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde que atendem usuários de substâncias psicoativas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2025.222360Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Enfermeiras de Saúde da Família, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Psicotrópicos, EnsinoResumo
Objetivo: caracterizar o perfil formativo de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde que atendem pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. Metodologia: estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado com 15 enfermeiros de Estratégia de Saúde da Família, por meio de um instrumento semiestruturado. A análise dos dados foi por meio de estatística descritiva. Resultados: os enfermeiros cursaram ao menos uma disciplina na graduação (80%) e pós-graduação (23%) que abordasse o uso de substâncias psicoativas, e receberam treinamento/capacitação (47%). Sobre a percepção de saber conduzir a situação durante o atendimento destas pessoas, os que tiveram contato com a temática, na graduação, sabem conduzir a situação (45%), na pós-graduação foi indiferente (67%) e em treinamentos/capacitações não sabem conduzir (42%). Os que não tiveram contato com a temática na graduação (67%) e em treinamentos/capacitações (63%) sabem conduzir a situação, e em pós-graduação não sabem (50%). Tanto os que tiveram quanto os que não tiveram contato com a temática percebem precisar de treinamento para trabalhar com esta demanda. Conclusão: o conteúdo sobre substâncias psicoativas esteve presente em algum momento da formação profissional dos enfermeiros, mas estes reconhecem a necessidade de formações continuadas para atender pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas.
Downloads
Referências
United Nations Office on Drugs and Crime. World Drug Report 2023 [Internet]. Wien: UNODC; 2023 [cited 2024 Feb 22]. Available from: https://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/world-drug-report-2023.html
Brasil. Decreto nº 9.761, de 11 de abril de 2019. Aprova a Política Nacional sobre Drogas. Diário Oficial da União [Internet]. 11 abr. 2019 [cited 2024 Feb 22];seção 1(Edição Extra-A):7. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d9761.htm
Lira LSSP, Andrade LM, Peixoto LCP, Malhado SCB, Sena ELS. Perception of the Family Health Team on the care of drug user. Saude Debate. 2020;44(125)372-383. https://doi.org/10.1590/0103-1104202012507
Pacheco JCS, Conceição WD, Meneses AMD, Ribeiro IAP. Formação do enfermeiro para as práticas profissionais com dependentes químicos. Rev FAESF [Internet]. 2019 [cited 2024 Feb 22];3(1):45-58. Available from: https://www.faesfpi.com.br/revista/index.php/faesf/article/view/79
Militão LF, Santos LI, Cordeiro GFT, Sousa KHJF, Peres MAA, Peters AA. Users of psychoactive substances: challenges to nursing care in the Family Health Strategy. Esc Anna Nery. 2022;26:e20210429. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0429pt
Nunes VV, Feitosa LGGC, Fernandes MA, Almeida CAPL, Ramos CV. Primary care mental health: nurses’ activities in the psychosocial care network. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 1):e20190104. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0104
Dias LM, Alves MS, Pereira MO, Melo LD, Assis CCG, Spindola T. Health personnel, family relationships and codependency of psychoactive substances: a phenomenological approach. Rev Bras Enferm. 2021;74(1):e20200309. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0309
Baião JJ, Marcolan JF. Labyrinths of nursing training and the Brazilian National Mental Health Policy. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 1):e20190836. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0836
Sousa MF, coordinator. Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS): Estudo Nacional de Métodos Mistos - Relatório final [Internet]. Brasília: Editora ECoS; 2022 [cited 2024 Feb 22]. 536 p. Available from: https://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Relatorio-Final-Web-1.pdf
Machado MH, Oliveira ESO, Lemos WR, Wermelinger MW, Vieira M, Santos MR, et al. Perfil da Enfermagem no Brasil: Relatório Final [Internet]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2017 [cited 2024 Feb 22]. 748 p. Available from: http://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem/pdfs/relatoriofinal.pdf
Ximenes FRG Neto, Pessoa CV, Teixeira IX, Machado MH, Oliveira EN, Cunha ICKO. Characteristics of nurses of the Family Health Strategy of a Ceará health microrregion. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2024 Feb 22];10(5):130-6. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2908
Oliveira MM, Pedraza DF. Context of work and professional satisfaction of nurses who work in the Family Health Strategy. Saude Debate. 2019;43(122):765-79. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912209
Nóbrega MPSS Moreira WC, Chaves SCS, Freitas CM. Theoretical/practical teaching in nursing graduation for mental health. Rev Pesq Cuid Fundam Online. 2021;13:1256-64. https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9534
Pontes AF, Estelita RRO, Alcantara LFL, Aragão BFF, Santos AM, Santos JVB, et al. Profile of Primary Health Care nurses in the city of Recife - PE. Res Soc Dev. 2022;11(9):e18911931814. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31814
Gerbaldo TB, Arruda AT. Horta BL, Garnelo L. Evaluation of the organization of care in mental health in primary health care in Brazil. Trab Educ Saúde. 2018;16(3):1079-94. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00150
Ponce TD, Picciano AP, Vargas D. Women’s alcohol consumption in a Primary Health Care service. Rev Esc Enferm USP. 2021;55:e20200458. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0458
Dion K, Griggs S. Teaching those who care how to care for a person with substance use disorder. Nurse Educ. 2020;45(6):321-5. https://doi.org/10.1097/NNE.00000000000808
Reinaldo MAS, Sousa GS, Silveira BV. Psychiatric Nursing, Mental Health and the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Nursing Course. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2021;17(3):57-66. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.174632
Pillon SC, Siqueira MM, Silva CJ, Santos MA. Dependência química no currículo da graduação e pós-graduação de profissionais da saúde: dilemas e desafios da formação em saúde. In: Diehl A, Cordeiro D, Laranjeira R, organizators. Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 2019. 576 p.
Ramírez EGL, Vargas D, Luis MV. Attitudes of Colombian nurses towards alcohol, alcoholism and individuals with alcohol use disorders. Cogitare Enferm. 2019;24:e58795. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58795
Marlatt GA, Donovan DG, editors. Prevenção de recaída: estratégias de manutenção no tratamento do comportamento aditivo. 2 ed. Porto Alegre: Artmed; 2009, 358 p.
Organización Panamericana de la Salud. Evaluación de los trastornos del espectro alcohólico fetal [Internet]. Washington, D.C.: OPAS; 2020 [cited 2024 Feb 22]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52500
Noronha BP, Nascimento-Souza MA, Lima-Costa MF, Peixoto SV. Alcohol consumption patterns and associated factors among elderly Brazilians: National Health Survey (2013). Cien Saude Colet. 2019;24(11):4171-80. https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.32652017
Gonzalez Y, Hansen BR, Seale JP, Finnel DS. Does the length of time to complete an online program matter?. J Contin Educ Nurs. 2021;52(11):505-10. https://doi.org/10.3928/00220124-20211008-05
Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Saúde Mental [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2013 [cited 2024 Feb 22]. 176 p. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf
Zerbetto SR, Oliveira FV, Oliveira FF. A implementação da intervenção breve na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Rev APS. 2017;20(1). https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15782
Silva AS, Ferreira NG, Jardilino DS, Nascimento LA, Sabino LMM. Application of motivotional interviews in the scope of health: integrative review. Rev Enferm Atual In Derme. 2022;96(40):e-021317. https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1452
Schoo AM, Lawn S, Rudnik E, Litt JC. Teaching health science students foundation motivational interviewing skills: use of motivational interviewing treatment integrity and self-reflection to approach transformative learning, BMC Med Educ. 2015;15:228. https://doi.org/10.1186/s12909-015-0512-1
Fortune J, Breckon J, Norris M, Eva G, Frater T. Motivational interviewingtraining for physiotherapy and occupational therapystudents: Effect on confidence, knowledge and skills. Patient Educ Couns. 2019;102(4):694-700. https://doi.org/10.1016/j.pec.2018.11.014
Souza FP, Heinen M, Oliveira M. Reflections on Motivational Interview training for students in the health field. Psicol Argum. 2020;38(99):88-107. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO05
Coumbe-Lilley J, Weidner A. Developing Undergraduate Use of OARS: Skill Building for Senior Year Kinesiology Students. Motiv Interviewing. 2014;1(3):13-9. https://doi.org/10.5195/mitrip.2014.45
Gao X, Bridges S, Lo ECM, McGrath C, Lai SML, Chan SSC, et al. Motivational interviewing in Undergraduate Clinical Education: An Opportunity for a New Interprofessional Learning Experience [Internet]. 2014 [cited 2024 Feb 22]. Available from: https://tl.hku.hk/staff/teaching-development-grants/tdg-486/
Nogueira TCP, Oliveira LFA, Nogueira DA, Sanches RS, Silva AS, Nascimento MC. Family health and care coordination: evaluation of unified health system workers. Braz J Dev. 2021;7(2):12093-107. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-029
Pessoa CV, Ximenes FRG Neto FRG, Ximenes IT, Vasconcelos LFQ, Oliveira EM, Machado MH. Characteristics of Nursing training in the Family Health Strategy of a Microregion of Health in Ceará. Res Soc Dev. 2020;9(7):1-17. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3811
Silva MCN, Frota MA, Moreira LC, Mendes IAC, Lopes D Neto, Freire NP, et al. Professional master in Nursing Capes/Cofen cooperation agreement: innovative and transformative project. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2024 Feb 22];6-11. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1050572
Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2009 [cited 2024 Feb 22]. 64 p. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf
Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 1.328, de 8 de setembro de 2015. Aprova os critérios gerais para a participação dos servidores em ações de educação do Ministério da Saúde, financiadas pelos recursos da Ação 4572 - Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2015 [cited 2024 Feb 22]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1328_08_09_2015.html
Bettanin FSM, Rodrigues JC, Bacci MR. Educação permanente em saúde como instrumento da qualidade assistencial. Braz J Dev. 2020;6(7):42986-92. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-060
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.