Consumo/crédito: uma configuração dessa relação pela publicidade

Autores

  • Andréa Cristina de C. B. Corcione Universidade de Sorocaba
  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i2p16-25

Palavras-chave:

Consumo, Crédito, Publicidade, Consumo de crédito.

Resumo

Com o objetivo averiguar como a relação consumo/crédito é engendrada pela publicidade, apresentam-se reflexões sobre consumo e crédito, sobre publicidade e análise de uma peça publicitária de 2010 da campanha “Não tem preço”, para a MasterCard Brasil, aplicando estratégias advindas da semiótica peirciana. O cartão de crédito, ao propiciar o consumo de crédito, elimina o desejo de espera e, via publicidade, propicia a vivência de emoções e sentimentos ao propor sentidos e valores vinculados à família e ao futebol.

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Biografia do Autor

  • Andréa Cristina de C. B. Corcione, Universidade de Sorocaba
    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.
  • Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

CORCIONE, Andréa Cristina de C. B.; DRIGO, Maria Ogécia. Consumo/crédito: uma configuração dessa relação pela publicidade. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 16–25, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p16-25. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/123198.. Acesso em: 23 nov. 2024.