Cinésica Marcária

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello Universidade Federal de Pernambuco
  • Suélen Matozo Franco Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i1p23-39

Palavras-chave:

marcas, consumo, movimentos cinésicos, etnografia da comunicação

Resumo

Cada vez mais as marcas têm sido reconhecidas como unidades de sentido, capazes de oferecer dotar de significados o universo de consumo. No entanto, a área de marketing tende a assumir esses significados como algo corporativamente gerido, passível de controle pelas organizações, pressupondo um consumidor passivo. O presente estudo entende a marca como um signo linguístico, que recebe significados diversos em seus contextos de uso. Alinhada a essa visão pragmática, realizamos uma etnografia da comunicação, investigando marcas em seu contexto de uso linguístico. Dentre os diversos aspectos passíveis de observação, detivemo-nos nos movimentos cinésicos, assumindo que o corpo possui uma linguagem que participa no processo de significação. Nossos achados apontam para como o corpo contribui para a significação das marcas, uma abordagem inovadora em relação à literatura vigente.

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Biografia do Autor

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE). Pesquisador do Lócus de Investigação em Economia Criativa. Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

  • Sérgio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE). Pesquisador do Lócus de Investigação em Economia Criativa. Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.
  • Suélen Matozo Franco, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE). Professora substituta do Departamento de Ciências Administrativas da mesma instituição.

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Publicado

2014-06-03

Como Citar

LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza; MELLO, Sérgio Carvalho Benício de; FRANCO, Suélen Matozo. Cinésica Marcária. Signos do Consumo, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 23–39, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v6i1p23-39. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/101351.. Acesso em: 23 nov. 2024.