Cinésica Marcária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i1p23-39Palavras-chave:
marcas, consumo, movimentos cinésicos, etnografia da comunicaçãoResumo
Cada vez mais as marcas têm sido reconhecidas como unidades de sentido, capazes de oferecer dotar de significados o universo de consumo. No entanto, a área de marketing tende a assumir esses significados como algo corporativamente gerido, passível de controle pelas organizações, pressupondo um consumidor passivo. O presente estudo entende a marca como um signo linguístico, que recebe significados diversos em seus contextos de uso. Alinhada a essa visão pragmática, realizamos uma etnografia da comunicação, investigando marcas em seu contexto de uso linguístico. Dentre os diversos aspectos passíveis de observação, detivemo-nos nos movimentos cinésicos, assumindo que o corpo possui uma linguagem que participa no processo de significação. Nossos achados apontam para como o corpo contribui para a significação das marcas, uma abordagem inovadora em relação à literatura vigente.Downloads
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Publicado
2014-06-03
Edição
Seção
Artigos
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Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza; MELLO, Sérgio Carvalho Benício de; FRANCO, Suélen Matozo. Cinésica Marcária. Signos do Consumo, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 23–39, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v6i1p23-39. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/101351.. Acesso em: 23 nov. 2024.