Baixio das bestas e Árido movie: entre a “podridão do mundo” e as perspectivas de mudanças
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71139Palavras-chave:
Cinema, história, Nordeste, política.Resumo
A constituição de um pensamento imagético a partir do Nordeste brasileiro move reflexões no campo da estética cinematográfica que envolvem as potências de produzir questões a respeito de um mundo. Conceber uma imagem do universo nordestino é criar um olhar, formular problemas sobre as possíveis visualidades desse espaço. Esse processo dá-se em meio a temporalidades múltiplas, na constituição de imagens contemporâneas. A produção cinematográfica recente de Pernambuco conjuga questões sobre sua espacialidade e visualidade, imagens de um Nordeste em tensão com problemáticas políticas. Neste artigo, procura-se discutir as forças organizadas pelos filmes Árido movie (Lírio Ferreira, 2005) e Baixio das bestas (Cláudio Assis, 2007), que se colocam diante dos desafios de reinventar imagens para o Sertão nordestino.Downloads
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Publicado
12/23/2012
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Seção
Artigos
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Copyright (c) 2012 Marcelo Dídimo Souza Vieira, Érico Lima
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Como Citar
Vieira, M. D. S., & Lima, Érico. (2012). Baixio das bestas e Árido movie: entre a “podridão do mundo” e as perspectivas de mudanças. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(38), 54-85. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71139