Baixio das bestas e Árido movie: entre a “podridão do mundo” e as perspectivas de mudanças

Autores

  • Marcelo Dídimo Souza Vieira Universidade Federal do Ceará
  • Érico Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71139

Palavras-chave:

Cinema, história, Nordeste, política.

Resumo

A constituição de um pensamento imagético a partir do Nordeste brasileiro move reflexões no campo da estética cinematográfica que envolvem as potências de produzir questões a respeito de um mundo. Conceber uma imagem do universo nordestino é criar um olhar, formular problemas sobre as possíveis visualidades desse espaço. Esse processo dá-se em meio a temporalidades múltiplas, na constituição de imagens contemporâneas. A produção cinematográfica recente de Pernambuco conjuga questões sobre sua espacialidade e visualidade, imagens de um Nordeste em tensão com problemáticas políticas. Neste artigo, procura-se discutir as forças organizadas pelos filmes Árido movie (Lírio Ferreira, 2005) e Baixio das bestas (Cláudio Assis, 2007), que se colocam diante dos desafios de reinventar imagens para o Sertão nordestino.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Dídimo Souza Vieira, Universidade Federal do Ceará
    Marcelo Dídimo é professor-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.
  • Érico Lima, Universidade Federal do Ceará
    Érico Lima é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

12/23/2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vieira, M. D. S., & Lima, Érico. (2012). Baixio das bestas e Árido movie: entre a “podridão do mundo” e as perspectivas de mudanças. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(38), 54-85. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71139