Imagens e contra-imagens: disputas em torno do significado da ditadura militar brasileira (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.218423Palavras-chave:
ditadura militar brasileira, disputas narrativas, imagens, tortura, memória políticaResumo
Quais relações podemos estabelecer entre uma imagem de um desfile militar em 1971, outra que um fotojornalista deixa guardada por dez anos antes de publicá-la, uma fotografia da Aeronáutica de presos trocados por um embaixador, a articulação dessa imagem num documentário junto a um depoimento, uma publicidade de TV que diz que ela “sobreviveu à câmara de tortura” e a transmissão da Copa do Mundo de 1970? O artigo reúne e analisa diferentes formas através das quais as imagens operam disputas narrativas em torno do significado da ditadura militar brasileira (1964-1985) e, a partir da justaposição de imagens, se propõe a tratar dos termos das disputas nos quais estão em jogo nosso passado e nosso futuro.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Minima Moralia: reflexões a partir da vida lesada. Lisboa: Edições 70, 2001.
ALN – AÇÃO LIBERTADORA NACIONAL. Manifesto da ALN e do MR-8: sequestro embaixador americano no Brasil, 4 de setembro de 1969. [S. l.]: Marxists Internet Archive, 2006. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/tematica/1969/09/04.htm. Acesso em: 05 set. 2023
BRITO, O. Perfil do poder. Brasília: Ágil Fotojornalismo, 1981.
DANEY, S. Prefacio a Ici et Ailleurs (Godard/Miéville). Blog Intermedio, 5 set. 2012. Disponível em:
https://intermediodvd.wordpress.com/2012/09/05/prefacio-a-ici-etailleurs-godardmieville-por-serge-daney/. Acesso em: 3 dez. 2023.
DREIFUSS, R. A. 1964: A conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis: Vozes, 1981.
FICO, C. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1997.
FOUCAULT, M. “El sujeto y el poder”. Revista Mexicana de Sociología, Ciudad de Mexico, v. 50, n. 3, p. 3-20, 1988. DOI: 10.2307/3540551.
HUMBERTO, L. Fotografia: universos e arrabaldes. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.
EXÉRCITO revela prisões do grupo Marighela. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 6 out. 1969. 1º Caderno, p. 4. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_08&pagfis=141846. Acesso em: 5 dez. 2023.
LISSOVSKY, M.; AGUIAR, A. L. L. “Monumentos à deriva: imagens e memória da ditadura no cinquentenário do golpe militar de 1964”. In: ARAÚJO, D. C.; MORETTIN, E. V.; REIA-BAPTISTA, B. (Ed.). Ditaduras Revisitadas: cartografias, memórias e representações audiovisuais. Faro: Universidade do Algarve, 2016. p. 350-382.
LISSOVSKY, M.; MAUAD, A. M. “Orgulho da tortura”. ZUM, São Paulo, n. 17, p. 88-95, 2019.
LISSOVSKY, M. Será isso a realidade? A fotografia brasileira nos tempos da ditadura. In: Conferência no Instituto Moreira Salles. [S. l.: s. n.], 2013.
MEREWETHER, C. “Archives of the Fallen 1997”. In: MEREWETHER, C. (Ed.) The Archive: Documents of Contemporary Art. London: Whitechapel; MIT Press, 2006.
PRESOS políticos hoje às 14h no México. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 7 set. 1969. p. 1. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=089842_07&pasta=ano%20196&pesq=%22presos%20políticos%20hoje%20às%2014h%20no%20México%22&pagfis=103730 Acesso em: 29.09.2023.
PRISIONEIROS viajam e sequestradores prometem soltar Embaixador ainda hoje. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7-8 set. 1969. p. 1. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_08&pasta=ano%20196&pesq=%22prometem%20soltar%20embaixador%20ainda%20hoje%22&pagfis=140351 Acesso em: 26.10.2023.
SAFATLE, V.; TELES, É. O que resta da ditadura? A exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.
Referências audiovisuais
A CIDADE é uma só? Adirley Queirós, Brasil, 2013.
DER AUSDRUCK der Hände (A expressão das mãos). Harun Farocki, Alemanha, 1997.
HÉRCULES 56. Silvio Da-Rin, Brasil, 2007.
HIS Girl Friday. Howard Hawks, Estados Unidos, 1940.
ICI et ailleurs (Aqui e em algum lugar). Ane-Marie Miéville; Jean-Luc Godard, França, 1976.
LE FOND de l’Air est rouge (O fundo do ar é vermelho). Chris Marker, França, 1977.
NOTRE Musique (Nossa Música). Jean-Luc Godard, Suíça, França, 2004.
ADORNO, Theodor W. (2001). Minima Moralia. Lisboa: Edições 70.
BRITO, Orlando. Perfil do poder. Brasília: Ágil Fotojornalismo, 1981.
DANEY, Serge (1977). Prefacio a Ici et Ailleurs (Godard/Miéville). Blog Intermedio, 2012. https://intermediodvd.wordpress.com/2012/09/05/prefacio-a-ici-et-ailleurs-godardmieville-por-serge-daney/
DREIFUSS, René Armand (1981). 1964: A conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis: Editora Vozes.
FICO, Carlos. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. São Paulo: FGV, 1997.
FOUCAULT, Michel (1988). El sujeto y el poder. Revista Mexicana de Sociología, v. 50, n. 3, p.15. http://links.jstor.org/sici?sici=0188-2503%28198807%2F09%2950%3A3%3C3%3AESYEP%3E2.0.CO%3B2-A
Hércules 56 (2007), de Silvio Da-Rin
HUMBERTO, Luís. Fotografia: universos e arrabaldes. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.
JORNAL DO BRASIL, edição de 6 de outubro de 1969.
LEAL FILHO, Laurindo. Quarenta anos depois, a TV brasileira ainda guarda as marcas da ditadura. Revista USP, n. 61, 2004, p. 45.
LISSOVSKY, Mauricio; AGUIAR, Ana Ligia. Monumentos à deriva: imagens e memória da ditadura no cinquentenário do golpe militar de 1964. In: Araújo, Morettin, Reia-Baptista (ed.). Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais. Faro: Universidade do Algarve, 2016.
LISSOVSKY, Mauricio; MAUAD, Ana Maria. Orgulho da tortura Em: ZUM, São Paulo, n. 17, 2019, p. 88-95.
LISSOVSKY, Mauricio. Será isso a realidade? A fotografia brasileira nos tempos da ditadura, 2013.
Manifesto da ALN e do MR-8, 5 de Setembro de 1969. https://www.marxists.org/portugues/tematica/1969/09/04.htm
MEREWETHER, Charles. Archives of the Fallen // 1997 Em: The Archive: Documents of Contemporary Art. Londres, Cambridge, Massachusetts: Whitechapel e MIT Press, 2006.
Notre musique (2004), direção de Jean-Luc Godard.
SAFATLE, Vladimir; TELES, Édson. O que resta da ditadura? A exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luís Henrique Leal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.