Atividades escolares presenciais na sindemia de covid-19: razões para comemorar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210367

Palavras-chave:

Educação, Covid-19, Desigualdades sociais, Sindemia

Resumo

Sindemia é o termo utilizado para designar como interações biológicas e sociais influenciam no comportamento de uma determinada doença. A retomada das atividades escolares presenciais em meio à sindemia de covid-19 suscita controvérsias. Os defensores alegam que o retorno presencial mitigaria vulnerabilidades sociais, sanitárias e educacionais, enquanto os críticos afirmam que tal decisão contribuiria para a disseminação do vírus. O presente estudo analisa a dinâmica das internações e mortes por covid-19 entre estudantes da educação básica mediante a retomada das atividades escolares presenciais no município de São Paulo. Ademais, procura desvelar se a incidência de infecção por Sars-Cov-2 entre profissionais da educação teria relação com a qualidade socioterritorial que circunscreve as unidades de ensino básico (UE). As análises foram realizadas utilizando base de dados de instituições públicas paulistas. A retomada das atividades presenciais coincidiu com o aumento de internações e óbitos por covid-19 entre estudantes. O pico ocorreu 15 dias após o início das aulas. As UE inseridas em territórios com menores índices de desenvolvimento humano (IDH) registraram as maiores taxas de infecção por Sars-Cov-2. Retomar as aulas presenciais sem diminuir os riscos de contaminação parece ameaçar principalmente os indivíduos de territórios vulneráveis.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Rumenig, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Faculdade de Filosofia, Letras e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
    Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP, Brasil.
    Cebrap, São Paulo, SP, Brasil.

     

     

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Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Rumenig, E. (2022). Atividades escolares presenciais na sindemia de covid-19: razões para comemorar?. Saúde E Sociedade, 31(1), e210367. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210367