Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-12902020170418Palavras-chave:
Transtornos Alimentares, Imagem Corporal, Meios de Comunicação de Massa, Recall de PublicidadeResumo
A publicidade transmite um modelo estético que parece exercer uma influência negativa nas mulheres jovens. No entanto, não está claro se a mídia é a causa ou se atua apenas como um reforço de distúrbios relacionados à imagem corporal, como os associados ao comportamento alimentar (anorexia ou bulimia). Este estudo mede (por pontuação de recall) a influência que a publicidade mostrada durante um programa de televisão exerce sobre mulheres com transtornos alimentares (anorexia ou bulimia) em comparação com mulheres saudáveis. Estudo experimental de caráter exploratório realizado em uma amostra de mulheres jovens com distúrbios alimentares e um grupo de controle. A influência da publicidade foi estimada por pontuação de recall, obtida após a exibição de um programa de televisão, que incluía dois intervalos comerciais contendo dois tipos de anúncios: publicidade de culto ao corpo (mostrando ou promovendo a magreza) e propaganda neutra. As mulheres jovens com transtornos alimentares se lembram melhor dos anúncios que cultuam a magreza e produtos para perda de peso e prestam menos atenção a outros tipos destinados à sua idade e sexo. A publicidade na televisão parece ser mais um reforço para essas mulheres que já estão insatisfeitas com seu corpo, e não uma causa direta de seu distúrbio de imagem corporal.
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