A importância do ensino sobre gênero na graduação em Saúde Coletiva: uma interseção necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902019190241

Palavras-chave:

Formação Profissional, Saúde Coletiva, Gênero, Ciências Sociais, Graduação em Saúde, Práticas Interdisciplinares

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir, a partir de nossa experiência como docentes do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre o ensino dos conteúdos relativos à problemática/às questões de gênero para estudantes em formação profissional na área da saúde. Acatando o desafio proposto neste dossiê, buscamos analisar como esse bacharelado – per se, interdisciplinar – tem sido atravessado cotidiana e praticamente pelas ciências sociais, em particular pelas teorias que abordam o gênero como categoria analítica e importante ferramenta conceitual para uma compreensão crítica e política da realidade social. Acreditamos que tal aprendizado se torna imprescindível para uma atuação mais engajada com as desigualdades sociais em sentido lato (classe, raça/etnia, gênero), como a de futuros sanitaristas ou pesquisadores em saúde, tendo em vista o despertar do interesse e da sensibilidade discentes para o tema. A partir da conexão de suas próprias experiências e vivencias cotidianas como jovens, mulheres e homens, com pertencimentos étnico-raciais distintos, filiação de classe e inserção religiosa, temos assistido um processo de amadurecimento pessoal e profissional em nossos(as) estudantes que nos comprovam a fecundidade do ensino nessa direção.

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Publicado

2019-07-26

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Brandão, E. R., & Alzuguir, F. V. (2019). A importância do ensino sobre gênero na graduação em Saúde Coletiva: uma interseção necessária. Saúde E Sociedade, 28(2), 67-79. https://doi.org/10.1590/S0104-12902019190241