A dança dos Orixás: enlaces da performance do sagrado nas artes da cena
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p242-264Palavras-chave:
Dança, Orixás, Dança afro-brasileira, Cultura e religião afro-brasileirasResumo
Nas artes da cena alguns artistas brasileiros performam a dança dos Orixás, quer na dança ou no teatro, quer na música ou na performance, sem transcender o caráter religioso do ritual. A pesquisa objetiva explicitar os estudos e as prováveis dualidades da dança dos Orixás em sua forma ritualística, quando realizada em terreiros, e da sua forma artística e performativa, quando realizada com fins artísticos e estéticos. Buscamos combinações de sentidos, percepções, histórias, vivências, memórias da artista brasileira Juliana D Passos, em particular na obra Macumbaria, com os saberes da arte a partir da antropologia teatral e dos estudos da performance. Reconhecemos que, no ritual e nas artes da cena, suas bases de convivência singular e coletiva são de grande liberdade de expressão e interpretação, transmitida através de espetáculos das artes da cena, a exemplo de Macumbaria.
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