A dança dos Orixás: enlaces da performance do sagrado nas artes da cena

Autores

  • Raqueli Biscayno Viecili Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcílio de Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p242-264

Palavras-chave:

Dança, Orixás, Dança afro-brasileira, Cultura e religião afro-brasileiras

Resumo

Nas artes da cena alguns artistas brasileiros performam a dança dos Orixás, quer na dança ou no teatro, quer na música ou na performance, sem transcender o caráter religioso do ritual. A pesquisa objetiva explicitar os estudos e as prováveis dualidades da dança dos Orixás em sua forma ritualística, quando realizada em terreiros, e da sua forma artística e performativa, quando realizada com fins artísticos e estéticos. Buscamos combinações de sentidos, percepções, histórias, vivências, memórias da artista brasileira Juliana D Passos, em particular na obra Macumbaria, com os saberes da arte a partir da antropologia teatral e dos estudos da performance. Reconhecemos que, no ritual e nas artes da cena, suas bases de convivência singular e coletiva são de grande liberdade de expressão e interpretação, transmitida através de espetáculos das artes da cena, a exemplo de Macumbaria.

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Biografia do Autor

  • Raqueli Biscayno Viecili, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Dançarina; Pesquisadora Corporal; Pesquisadora da Cultura e Religião Afro-Brasileira; Pesquisadora em Artes (Dança, Corporeidade, Crenças e Teatro); Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CIRANDAR (UFRN); Membro Pesquisadora do Grupo de Estesia (UFRN).

  • Marcílio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq – Nível 2. Pós-Doutor em Artes pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa CIRANDAR, Artista da Cena.

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Viecili, R. B., & Vieira, M. de S. (2024). A dança dos Orixás: enlaces da performance do sagrado nas artes da cena. Sala Preta, 23(2), 242-264. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p242-264