Mão invisível

Autores

  • Patrick Pessoa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p310-320

Palavras-chave:

Marcio Abreu, Nós, Nômades, Krum.

Resumo

Continuando pesquisa sobre as possíveis configurações do ensaio, neste texto o ensaio como forma se transmuta em ensaio como carta. Depois de ter trabalhado com o diretor Marcio Abreu na criação de Nômades e acompanhado de perto o processo de Krum, o autor procura sintetizar numa carta a seu parceiro aquilo que considera o mais fundamental no seu modo de dirigir.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrick Pessoa, Universidade Federal Fluminense
    Crítico teatral e dramaturgo, professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação da UFF e editor da Revista Viso: Cadernos de Estética Aplicada, mais recentemente vem se dedicando também à direção teatral. Como crítico, colabora regularmente com a Revista Questão de Crítica e o site Agora Crítica Teatral, além de ter sido jurado dos Prêmios APTR e Questão de Crítica. Como dramaturgo, já colaborou com os diretores Aderbal Freire-Filho (Na selva das cidades, 2011), Malu Galli e Bel Garcia (Oréstia, 2012), Marcio Abreu (Nômades, 2014), Daniela Amorim (Labirinto, 2015) e Adriano Guimarães (O imortal, 2016). Estreou como diretor em Invisível (2016), peça criada em parceira com o holandês Jörgen Tjon A Fong no contexto da HOBRA (Residência artística Holanda-Brasil). Dentre suas publicações, encontram-se: A segunda vida de Brás Cubas: A filosofia da arte de Machado de Assis (Rocco, 2008), finalista do Prêmio Jabuti de Crítica Literária; A História da Filosofia em 40 filmes (Nau, 2013), Oréstia: adaptação dramática (Giostri, 2013), e Nômades (Cobogó, 2015).

Referências

ABREU, Marcio. Maré e projeto brasil. Rio de Janeiro: Cobogó, 2016.

ABREU, Marcio. “Roteiro de uma fala”. In: SMALL, Daniele A.; OLIVEIRA, Dinah (Orgs). 3o Encontro Questão de Crítica. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2016.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

PESSOA, Patrick. “O dramaturgo como trapeiro”. In: ABREU, M.; PESSOA, P. Nômades. Rio de Janeiro: Cobogó, 2015.

PESSOA, Patrick. “A arte da crítica: conversa entre um ator japonês e um crítico brasileiro”. In: SMALL, Daniele A.; OLIVEIRA, Dinah (Orgs). 3o Encontro Questão de Crítica. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2016.

SZYMBORSKA, Wislawa. “Impressões do teatro” e “Agradecimento”. In: Poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

DOSSIÊ SOBRE A CIA. BRASILEIRA