Transições canceladas: teatro e experiência no Brasil (notas para um programa de trabalho)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p157-167Palavras-chave:
Formação, Passado, História, Esquecimento, Apagamento.Resumo
Recorrente nos títulos da maior parte das obras clássicas de interpretação da vida cultural e social no Brasil, a ideia de formação nunca se estabeleceu como modelo de compreensão do teatro entre nós. Sinal de uma experiência feita toda de cancelamentos, essa ausência ou insuficiência impõe outras exigências interpretativas. Das relações entre forma social e forma estética, certamente emerge a experiência teatral, entre nós, como depoimento acerca do tempo presente, na ordem de um teatro mundial – desde a colônia, se quisermos, aos diversos estágios do capitalismo e seus desenvolvimentos.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas.
ARANTES, Otília Beatriz Fiori e ARANTES, Paulo. Sentido da Formação: três estudos sobre Antonio Candido, Gilda de Melo e Souza e Lúcio Costa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
ARANTES, Paulo. Sentimento da dialética na experiência intelectual brasileira: dialética e dualidade segundo Antonio Candido e Roberto Schwarz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
ARANTES, Paulo. Zero à esquerda. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004.
ARANTES, Paulo. Extinção. São Paulo: Boitempo, 2007.
ARANTES, Paulo. O novo tempo do mundo: e outros estudos sobre a era da emergência. São Paulo: Boitempo, 2014.
AZEVEDO, José Fernando de. “O processo teatro (notas para um programa de trabalho)”. In: ARAÚJO, Antonio, AZEVEDO, José Fernando de, TENDLAU, Maria (organizadores). Próximo Ato: teatro de grupo. São Paulo: Itaú Cultural, 2011.
AZEVEDO, José Fernando de. “Uma trajetória na intermitência (notas à procura de um esquema)”. In: DESGRANGES, Flávio e LEPIQUE, Maysa (organizadores). Teatro e vida pública. São Paulo: Hucitec: Cooperativa Paulista de Teatro, 2012.
CANDIDO, Antonio. “Plataforma da nova geração”. In: Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas de DANTAS, Vinicius. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2002.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
COSTA, Iná Camargo e AZEVEDO, José Fernando de. “Duas histórias do teatro brasileiro”. In: Revista Vintém: teatro e cultura brasileira. São Paulo: Editora Hedra: Companhia do Latão, # 3.
COSTA, Iná Camargo. Nem uma lágrima: teatro épico em perspectiva dialética. São Paulo: Expressão Popular: Nankin Editorial, 2012.
FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais: anos 70. São Paulo: Editora da Unicamp, 2000.
GARCIA, Silvana. Teatro da militância: a intenção do popular no engajamento político. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1990.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
OLIVEIRA, Francisco de. “Política numa era de indeterminação: opacidade e reencantamento”. In: OLIVEIRA, Francisco, RIZEK, Cibele Saliba. A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007.
PASTA JÚNIOR, José Antonio. Formação supressiva: constantes estruturais do romance brasileiro. Tese de Livre docência na área de literatura brasileira. São Paulo: FFLCH/USP, 2011.
PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1988.
PRADO, Décio de Almeida. Teatro em progresso: crítica teatral (1955-1964). São Paulo: Martins, 1964.
SALINAS FORTES, Luiz Roberto. Retrato Calado. São Paulo: Cosac Naify, 2012
SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política, 1964-69. In: O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.