Pelo ensino público leigo e gratuito

Autores

  • Marta Maria Chagas de Carvalho Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Departamento de Filosofia e Ciências da Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2501.rusp.1987.132505

Resumo

O artigo propõe que a laicidade do ensino seja considerada, no contexto do atual processo constituinte, questão decisivamente relevante para a definição do cará­ ter da educação pública, numa sociedade democrática. Com esta finalidade, examina o sentido político que assumiu a defesa da escola leiga, nos anos 30. Em seguida, retoma a questão nos debates constitucionais em curso, criticando a posição da Igreja Católica em favor da destinação de recursos públicos para escolas confessionais

Biografia do Autor

  • Marta Maria Chagas de Carvalho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Departamento de Filosofia e Ciências da Educação
    Professora-assistente-doutora no Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP

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Publicado

1987-09-05

Edição

Seção

Artigos