Ressurreição: uma leitura ética
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2024.223599Palavras-chave:
Lev Tolstói, Literatura russa, Filosofia russa, ÉticaResumo
Este artigo busca descrever e analisar como, em Ressurreição, num exercício muito menos estético do que ético, Tolstói visa apontar os problemas de uma sociedade controlada pela Igreja e pelos valores da Modernidade, uma consequência de sua interpretação particular do cristianismo, o que o levou a criticar e a rejeitar a configuração de uma sociedade como era a russa do dezenove. Esta análise propõe demonstrar como a compreensão particular de cristianismo e religião aparece de forma geral na arte madura de Tolstói, partindo de sua crítica da civilização burguesa e da arte como sua linguagem de resistência e seu veículo propício para disseminação de valores que são comuns a toda a humanidade. O artigo desenvolve, numa visão mais ampla e contributiva a respeito do trabalho de Tolstói, a relação entre arte e religião como estabelecimento de sentido, moldando uma proposta ética de arte, demonstrando como, em Ressurreição, encontramos as respostas religiosas que o autor quer dar a seus questionamentos últimos, fazendo uma exegese da realidade e reagindo à modernidade, superando-a.
Downloads
Referências
FIGUEIREDO, R. “Uma nota sobre Ressurreição”. Tolstói (Org. Bruno Gomide). Fragmentos, Universidade Federal de Santa Catarina, n. 38, p. 37, jan.-jun/2010, Florianópolis, Editora da UFSC. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fragmentos. Acesso em: 30 jan. 2024.
LUKÁCS, G. A teoria do romance. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. 2. ed. São Paulo: 34, 2009.
STEINER, G. Tolstói ou Dostoiévski. Trad. Isa Kopelman. São Paulo: Perspectiva, 2006.
TOLSTÓI, L. O que é arte: a polêmica visão do autor de Guerra e Paz. Tradução Bete Torii. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
TOLSTÓI, Liev. Ressurreição. Trad. revista do russo e apresentação por Rubens Figueiredo. Companhia das Letras, 2020. Edição do Kindle.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eliana Mattos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).