Poemas infantis de Vladímir Maiakóvski
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.202448Palavras-chave:
Maiakóvski, Literatura infantil, Anos 1920, URSS, VanguardaResumo
O artigo apresenta parte da produção poética de Vladímir Maiakóvski (1893–1930) destinada a crianças durante a consolidação da literatura infantil russo-soviética (anos 1920). Após os acontecimentos de 1917, a educação e a literatura infantil tornaram-se dois pilares para a “construção” de um novo país e de um “novo homem”. Graças aos incentivos do governo, muitos poetas e pintores de vanguarda, por questões de sobrevivência ou ideológicas, direcionaram-se para o universo infantil e puderam trabalhar, por algum tempo, com relativa liberdade. Foi nesse o contexto que Maiakóvski escreveu poemas para os pequenos leitores.
Downloads
Referências
ANDRADE, Homero Freitas de. O realismo socialista e suas (in)definições, Revista Literatura e Sociedade, 5 (13), 2010, pp. 152–165. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i13p152-165
BITTAR, Marisa; FERREIRA Jr., Amarilio. A educação soviética. São Carlos: EdUFSCar, 2021.
DIÁDITCHEV, Vladímir. Contracapa. Cavalo-fogo (Kon-ogon). Moscou: Art Volkhonka, 2018.
FÓMIN, Dmítri. Apresentação. In: MAIAKÓVSKI, Vladímir. O que é bom, o que é ruim? (Tchto takoie khorochó, tchto takoie plokho?). Moscou: Art Volkhonka, 2018.
KARÁCIK, Irina. O manifesto na cultura da vanguarda russa. In: MÉILAKH, Mikhail; SARABRIÁNOV, Dmítri. Poesia e pintura: coletânea de trabalhos em memória de N. I. Khardjiev (Poeziia i jívopis: cbórnik trudov pamiáti N. I. Khárdjieva). Moscou, Iazyk russkói kultúry, 2002.
KRÚPSKAIA, Nadiejda. Organização autodidata (Organizátsia samoobrazovánia). Moscou: Molodaia Gvárdia, 1922.
HARBER, Érica. Imagens vivas e linguagem admirável: legado do futurismo nos versos infantis de V. Maiakóvski (Iárkie óbrazy i prekrásnyi iazyk: naslédie futurizma v diétskikh stikhakh V. Maiakóvskogo. Leituras infantis (Diétskie Tchténia), São Petersburgo, v.11, n.2, p. 20–38, 2017.
HELLMAN, Ben. Contos maravilhosos e histórias reais: a história da literatura russa infantil (Skazka i byl: Istoria rússkoi diétskoi literatúry). Moscou: Nóvoie literatúrnoie obozriénie, 2016.
FÓMIN, Dmítri. Apresentação. In: MAIAKÓVSKI, Vladímir. O que é bom, o que é ruim? (Tchto takoie khorochó, tchto takoie plokho?). Moscou: Art Volkhonka, 2018.
MAIAKÓVSKI, Vladímir. Cartas, esboços e outros materiais (Pisma, nabróski i druguie materiály). Moscou: Directmedia, 2015.
MAIAKÓVSKI, Vladímir. Conto sobre Piétia, um menino gordo, e Sima, que era esbelto (Skazka o Piete tolstom rebionke i o Sime kotóryi tónkii). Moscou: Art Volkhonka, 2018a.
MAIAKÓVSKI, Vladímir. O que é bom, o que é ruim? (Tchto takoie khorochó, tchto takoie plokho?). Moscou: Art Volkhonka, 2018.
POKRÓVSKAIA, Anna. Principais tendências da literatura infantil contemporânea. Leituras infantis (Diétskie Tchtiénia), t. 4, n.2, p. 6–37, 2013, p. 29. Disponível em: http://detskie-chtenia.ru/index.php/journal/article/view/78. Acesso: 04/08/22.
SEMIÓNOVA, V. Os criadores do livro soviético infantil: escritores, poetas, ilustradores (1917–1932) (Tvórtsy soviétskoi diétskoi knígui: prozaiki, poéty, khudójniki). Moscou: Biblioteca Pública Infantil da Rússia (RGDB), 2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniela Mountian
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2017/24139-9