A semiosfera como paisagem biossimbólica na construção da memória na mídia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.202447Palavras-chave:
Lotman, Uspenskii, Memória midiática, SemiosferaResumo
Este artigo apresenta-se como texto-homenagem a Iúri Lotman especialmente no que tange ao desenvolvimento de suas ideias sobre a memória cultural. O artigo desenvolve alguns dos princípios estabelecidos por Lotman e Uspenskii sobre como a cultura pode ser considerada memória da coletividade relacionando-os à teoria dos memes proferida por Richard Dawkins. Espera-se demonstrar a construção da memória midiática em uma semiosfera biossimbólica enfatizando a informação jornalística.
Downloads
Referências
BAITELLO, Norval. Sistemas intersemióticos I: semiótica da cultura de massa. Disciplina oferecida pelo PPG em Comunicação e Semiótica da PUCSP, 2ºsemestre, 1989.
BORGES, Jorge Luiz. Elogio da sombra: um ensaio autobiográfico. São Paulo: Globo, 1995, 5ª ed.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Lisboa: Gradiva, 1976.
DAWKINS, Richard. O relojoeiro cego. Lisboa: Edições 70, 1986.
DAWKINS, Richard. Revolutionary evolutionist. Wired, july, 1995.
FERREIRA, Jerusa Pires. Armadilhas da memória. Cotia: Ateliê Editorial, 2003.
GABORA, Liane. A day in the life of a meme. In: VAN LOOCKE, Philip (ed). The nature, representation, and evolution of concepts. London: Routledge Press,1997.
LOTMAN, Iúri. Universe of mind: a semiotic theory of culture. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 1990.
LOTMAN, Iúri. La semiosfera, vol.1. Madrid: Ediciones Cátedra, S.A., 1996.
LOTMAN, Iúri. Cultura y explosión. Barcelona: Editorial Gedisa S.A., 1999.
LOTMAN, Iúri; USPENSKII, Bóris. Sobre o mecanismo semiótico da cultura. In: Ensaios de semiótica soviética. Lisboa: Livros Horizonte, 1981.
NUNES, Mônica R. Ferrari. A memória na mídia: a evolução dos memes de afeto. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2001.
SHIFMAN, Limor. The cultural logic of photo-based meme genres. Journal of visual culture, 16 dez. 16, 2014. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1470412914546577. Acesso em 11 jan 2021.
LOTMAN, Iúri; USPENSKII, Bóris. Sobre o mecanismo semiótico da cultura. In: Ensaios de semiótica soviética. Lisboa: Livros Horizonte, 1981.
NUNES, Mônica R. Ferrari. A memória na mídia: a evolução dos memes de afeto. São Paulo: Annablume/; Fapesp, 2001.
SHIFMAN, Limor. The cultural logic of photo-based meme genres. Journal of visual culture, 16 dez. 16, 2014. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1470412914546577https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1470412914546577. Acesso em 11 jan 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mônica Rebecca Ferrari Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).