Memórias do subsolo: dificuldades interpretativas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2021.191522Palavras-chave:
Fiódor Dostoiévski, Narrador, Autor, Novela, SátiraResumo
Partindo de uma discussão sobre as dificuldades relativas à análise de Memórias do subsolo (1864), de Dostoiévski, tal como elas se manifestaram em diversos momentos da história da interpretação da novela, pretendo desenvolver uma série de considerações sobre a complexa relação entre o autor e seu narrador, analisando seus pontos de identificação e de oposição, e dialogando com diferentes abordagens críticas sobre esse tema.
Downloads
Referências
BUDANOVA, Nina. Dostoevski i Turgenev. Leningrado : ed. Nauka, 1987.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor Mikháilovich. Crime e castigo. São Paulo: ed 34, 2016.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor Mikháilovich. Memórias do subsolo. São Paulo: ed. 34, 2004.
FRANK, Joseph. Dostoiévski: os efeitos da libertação (1860-1865). São Paulo: ed. Edusp, 2002.
FRANK, Joseph. Dostoiévski: o manto do profeta (1871-1881). São Paulo: ed. Edusp, 2007.
PAREYSON, Luigi. Dostoiévski - filosofia, romance e experiência religiosa. São Paulo: ed. Edusp, 2012.
SHESTOV, Lev. Dostoevski i Nietsche: filosofia tragedii. Disponível em: http://dostoevskiy-lit.ru/dostoevskiy/kritika/shestov-dostoevskij-i-nicshe/predislovie.htm
SKÁFTIMOV, Alieksandr. “Zapizki iz podpol’ia”. Disponível em http://teatr-lib.ru/Library/Skaftimov/nravstv/
TCHERNICHEVSKI, Nikolai. What is to be done?. Ithaca: Cornell University press, 1989.
TCHERNICHEVSKI, Nikolai.“O russo no rendez-vous”. In: GOMIDE, Bruno Barreto (org.), Antologia do pensamento crítico russo. São Paulo: ed. 34, 2013.
TODOROV, Tzevetan. “Memórias do subsolo”. In: Os gêneros do discurso. São Paulo: ed. Unesp, 2018.
SHESTOV, Lev. Dostoevski i Nietsche: filosofia tragedii. Disponível em: http://dostoevskiy-lit.ru/dostoevskiy/kritika/shestov-dostoevskij-i-nicshe/predislovie.htm
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Davi Lopes Villaça
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).