Ostranênie e a pedagogia de Eisenstein

Autores

  • Erivoneide Barros Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.171547

Palavras-chave:

Ostraniénie, Eisenstein, Chklóvski, Estudos interartes

Resumo

O presente artigo retoma a definição do conceito de ostraniénie, de Viktor Chklósvski, a fim de explorar a sua relação com a noção de imagem artística investigada nas aulas de Direção Cinematográfica ministradas por Serguei Eisenstein no Instituto Estatal Russo de Cinema (VGIK) e as possíveis conexões desse conceito com os estudos interartes.

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Biografia do Autor

  • Erivoneide Barros, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

    Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

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Publicado

2020-09-25

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Barros, E. (2020). Ostranênie e a pedagogia de Eisenstein. RUS (São Paulo), 11(16), 146-169. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.171547