Ostranênie e a pedagogia de Eisenstein
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.171547Palavras-chave:
Ostraniénie, Eisenstein, Chklóvski, Estudos interartesResumo
O presente artigo retoma a definição do conceito de ostraniénie, de Viktor Chklósvski, a fim de explorar a sua relação com a noção de imagem artística investigada nas aulas de Direção Cinematográfica ministradas por Serguei Eisenstein no Instituto Estatal Russo de Cinema (VGIK) e as possíveis conexões desse conceito com os estudos interartes.
Downloads
Referências
ALBÈRA, François. Los formalistas rusos y el cine: la poética del filme. Trad. José Ángel Alcalde. Barcelona; Buenos Aires; México: Paidós, 1998.
BULGAKOWA, Oksana. Sergei Eisenstein: a biography. Trad. Anne Dwyer. Berlin; São Francisco: PotemkinPress, 2001.
CHKLÓVSKI, Viktor. “Arte como procedimento”. Trad. David G. Molina. In: RUS – Revista de Literatura e Cultura Russa, São Paulo, v.10, n. 14, p. 153-176.
EIKHENBAUM, Boris. Problemas da cine-estilística. In: ALBÈRA, François. Los formalistas rusos y el cine – la poética del filme. Trad. José Ángel Alcalde. Barcelona; Buenos Aires: Paidós, 1998.
EISENSTEIN, Sergei. Writings, 1934-1947. Trad. William Powell. Londres: I. B. Tauris, 2010. Selected Works, v. 3.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
FITZPATRICK, Sheila. Education and Social Mobility in the Soviet Union 1921-1934. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
IVÁNOV, V. V. Dos Diários de Serguei Eisenstein e outros ensaios. Trad. Aurora Fornoni Bernardini e Noé Silva. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
OEVER, Annie van den (ed.). Ostrannenie – on ‘Strangeness’ and the Moving Image. The history, Reception, and Relevance of a Concept. Amsterdã: Amsterdam University Press, 2010.
SHKLOVSKY, Viktor. Literature and Cinematography. Trad. Irina Masinovsky. Champaign; Londres: Dalkey Archive Press, 2008.
TIHANOV, Galin. “Guerra, Revolução e Literatura Universal”. Trad. Danilo Hora. In: CHKLÓVSKI, Viktor. Viagem Sentimental. Trad. Cecília Rosas. São Paulo: Editora 34, 2018. p. 390-401.
IOFFE, Denis. “Pragmatika formalizma: k voprossu o “prieme ostreaneniia” i preodoleniia inertsii avtomatizma v russkom avangarde” (“Pragmática do formalismo: para a questão sobre o “procedimento ostraniénie” e a superação da inércia do automatismo na vanguarda russa”). In: Epokha “ostraneniia”. Russkii formalizm i sovremennoe gumanitarnoe znanie. Moscou: Novoe literaturnoe obozrenie, 2017, pp. 325-332
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Erivoneide Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).