Petersburgo: personagem atuante em Crime e Castigo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2016.114018Palavras-chave:
literatura russa, São Petersburgo, Dostoiévski, Iúri Lotman, Vladímir Toporov, cidade como textoResumo
O artigo tem por objetivo abordar a presença de São Petersburgo no romance de Fiódor Dostoiévski, Crime e Castigo, bem como as condições histórico-culturais que precederam a obra. No romance, a cidade pode ser vista não apenas como o palco dos acontecimentos, mas também como um personagem atuante que interfere, de forma ativa, na conduta dos protagonistas. A análise é baseada nos trabalhos de Vladimir Toporov e Iúri Lotman, escritos nos anos 1970-80, que apontam para um texto único, chamado por eles "texto de São Petersburgo", presente em diversas obras literárias de diferentes autores russosDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).