Chamada de artigos para o Nº 21 e 20
Proposta: Um rápido olhar sobre a História do Teatro Russo nos apresenta de imediato
uma galeria imensa de mestres geniais. Não apenas no campo da dramaturgia (do texto
literário teatral), mas também no campo da encenação (da arte do espetáculo), a
trajetória da arte teatral russa imprime no panorama cultural e artístico da Rússia figuras
emblemáticas, que se tornaram, inclusive no cenário mundial, referências obrigatórias
para a justa apreciação crítica da história e da estética das cenas moderna e
contemporânea.
O trabalho inovador de diretores teatrais como Stanislávski, Meyerhold, Vakhtangov,
Taírov, Evréinov, e tantos outros, na busca da conjugação artística entre texto e palco –
esta transposição da arte literária para outra arte de caráter visual, plástico e auditivo, e
que Anatol Ronsenfeld chamou com propriedade de “Fenômeno Teatral” – transformou
os rumos da arte teatral nos últimos dois séculos.
Por outro lado, a dramaturgia russa desempenha papel significativo também na história
da literatura russa. Gênero literário cultivado por grande parcela dos escritores russos
mais consagrados, os textos teatrais de Púchkin, Gógol, Tchékhov, Tolstói, Górki,
Turguêniev, Blok, Maiakóvski, por exemplo, constituem verdadeiras obras-primas da
arte do teatro russo e ocidental. Essa tradição teatral russa permanece viva ainda hoje:
representantes importantes da prosa russa contemporânea, como Tatiana Tolstáia,
Ludmila Petruchévskaia, Vladímir Sorókin ou Viktor Pelévin, se expressam com brilho
por meio da escritura dramática.
Trata-se de evocar, portanto, nesse número da RUS, o vigor de uma poiesis teatral capaz
de ativar uma dramaturgia inovadora e, ao mesmo tempo, seus desdobramentos em
linguagens cênicas surpreendentes.