Crianças e suas mães: o olhar enquanto modalidade comunicativa entre mãe e filho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.1991.224452Palavras-chave:
Comportamento, Psicologia da criança, Síndrome de down, psicologia, Estudo comparativoResumo
Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo comparativo da interação não-verbal entre mãe e filho, com sujeitos normais e com Síndrome de Down. A modalidade comunicativa escolhida foi o Olhar. Cinco crianças normais e cinco mongolóides com idade mental variando entre 12 e 30 meses, compuseram a amostra de sujeitos. Os sinais comunicativos das díades e o grau de responsividade dos membros a eles foram estudados a partir de suas situações de brincadeiras estruturadas, compostas por: um conjunto de cubos de madeira (situação I) e um conjunto de móveis de boneca para os sujeitos do sexo feminino e uma miniatura de posto de gasolina para os sujeitos do sexo masculino (situação II). Os resultados mostraram uma maior independência no desempenho por parte dos sujeitos do grupo CN. Os do grupo SD, além de requisitarem mais ajudas de suas mães, não conseguiram se envolver tanto na situação II como as crianças do grupo CN. As mães de SD, por sua vez, estabeleceram contato com seus filhos bem antes do que as máes do grupo CN. Constatou-se ainda que a mudança de situação determinou alterações no desempenho dos dois grupos.
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