Estado, turismo e finanças públicas

Autores

  • Fernando Rezende Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v2i1p75-88

Palavras-chave:

Turismo, Estado, finanças públicas. Turismo e Estado, papel, competências de atribuição, níveis de Governo, segurança e proteção do meio ambiente. Turismo e Finanças públicas, custos e benefícios.

Resumo

Discute o papel do Estado atualmente no Brasil, face às medidas de modernização e privatização da economia, e as relações entre Estado e Turismo, no âmbito de: incentivos fiscais, especialmente a nível de hotelaria, e incentivos públicos básicos, como o caso de aeroportos, com vistas à criação de novos portões de entrada para o Turismo Internacional. Analisa o Estado apoiando o Turismo e vice-versa. sob a forma de geração de divisas, renda e emprego; quais as novas atribuições do Estado e quais os níveis de Governo que têm mais responsabilidades e/ou são mais beneficiados com o Turismo. Ressalta as questões de segurança e proteção do meio-ambiente como prioritárias, e situa os Estados e Municípios como devendo ter maiores responsabilidades, sendo, portanto, os mais favorecidos pelas atividades deste importante setor sociai-produtivo do País.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Rezende, Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro
    Economista. Consultor e Professor da Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro (licenciado).

Downloads

Publicado

1991-05-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

REZENDE, Fernando. Estado, turismo e finanças públicas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 75–88, 1991. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v2i1p75-88. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/63954.. Acesso em: 18 abr. 2024.